Page 91 - janeiro 2012

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INFRA
Facility
|
Property
O objetivo também era que estas novas ações estivessem alinhadas
com os programas
Hines GO - Green Office
,
Hines GO Tenant
, e pudes-
sem colaborar para futuras certificações LEED, na categoria EB (
Exis-
ting Building
), para os empreendimentos geridos pela companhia.
A primeira versão do programa era composta por um
check-list
que
continha 98 ações de manutenção e conservação, sendo a maioria sem
custos ou custos muito reduzidos. Quando o
Hines GO
foi lançado
mundialmente pela Hines, em dezembro de 2008, contendo 65 itens de
ações sustentáveis, o
Best Practices Hines
foi reavaliado e complementa-
do pelos itens do mesmo. O resultado foi a edição de uma nova versão
com 151 itens, alinhados com as diretrizes de sustentabilidade mundial-
mente praticadas pela empresa.
A adesão dos edifícios foi feita de forma gradual, com o programa sendo
divulgado em reuniões quinzenais com os Gerentes de Propriedade, e estes
mobilizando suas equipes para atender os critérios definidos pela ferramen-
ta, informa a empresa. O Comitê de Sustentabilidade deu apoio total e
criou um ranking para monitorar o processo de implementação das ações
em cada propriedade.
A primeira etapa da implantação do projeto nos empreendimentos
gerenciados pela empresa foi analisada em 2009. Na avaliação de 2010
foi realizada a primeira premiação do
Best Practices Hines
, obtida pelo
Edifício Burity, localizado em São Paulo, que alcançou 98 pontos dos
151 possíveis. Já na avaliação de 2011, a premiação foi obtida pelo edifí-
cio New England, que obteve 98,5 pontos.
A equipe de Gerenciamento de Propriedade de cada empreendimen-
to é responsável por manter a pontuação obtida e buscar a melhoria de
seu
score
e posicionamento do ranking.
Segundo avaliação da empresa, os resultados econômicos positivos
registrados desde que o programa está em vigor têm sido: o aumento
da vida útil e da disponibilidade dos sistemas; maior disponibilidade da
equipe técnica; diminuição de quebras, de manutenções corretivas e de
desgaste e inutilização prematura dos equipamentos; redução dos cus-
tos com reposição de peças e equipamentos e com prestação de serviço
para manutenções corretivas.
Os resultados financeiros transparecem diretamente nas despesas or-
dinárias e extraordinárias dos empreendimentos, gerando economias para
proprietários e inquilinos. Porém, as ações com foco comportamental de
sustentabilidade refletem em diferentes níveis nos empreendimentos e nas
próprias empresas usuárias, conclui a Hines.
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