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INFRA
Outsourcing &Workplace
só aconteceu em dezembro de 2011.
Os andares planejados com gran-
des vãos livres permitiram soluções
práticas e arrojadas para a instalação
dos espaços de trabalho e de convivên-
cia. Não existem salas fechadas nem
divisórias, e sim estações de trabalho.
Apenas os integrantes da estrutura
formal da alta administração contam
com sala exclusiva, sendo alocados em
espaços de 30 a 50 m
2
.
A estrutura é gigantesca. No to-
tal, são 17.640 estações de trabalho,
15.000 computadores, 330 salas de
reunião com 3.850 lugares, 78 eleva-
dores e 9.000 telefones. Todo o siste-
ma de comunicação por telefone, por
exemplo, entre as secretarias e órgãos é
feito por meio de ramais, como ligações
internas sem cobrança de impulsos.
A gestão cuida de 60 termos firma-
dos, entre contratos, convênios e regis-
tros de preço. São 107 indicadores de
desempenho medidos sistematicamen-
te. A relação com os fornecedores tam-
bém é diferente. Eles são avaliados por
desempenho: “quem não prestar bom
serviço vai receber menos do governo
no final do mês. Se o serviço demorar
ou se o problema não for resolvido, o
fornecedor é punido com multas, con-
forme os indicadores acordados entre
as partes nos contratos”, conta Kênnya.
Aliás, os acordos de nível de serviço
(SLAs) estão alinhados ao modelo de ges-
tão adotado desde 2003 pelo Governo de
MinasGerais. Dentro do objetivo de confe-
rir ao Estado maior eficiência e efetividade
na execução de políticas públicas, adotou-
se um sistema de contratualização deno-
minado “Acordo de Resultados” (contratos
de gestão), que é um instrumento geren-
cial de pactuação de resultados mediante
negociação entre dirigentes de órgãos e
entidades do Poder Executivo, bem como
dos gerentes das unidades administrativas
e autoridades. Este busca o alinhamento
das instituições, a partir da pactuação de
resultados e concessão respectiva de au-
tonomias para o alcance de objetivos orga-
nizacionais. OAcordo aplica-se a todos os
órgãos da administração direta, fundações
e autarquias, e tem como finalidades:
• Fixar metas de desempenho específi-
cas para órgãos e entidades;
• Aumentar a oferta e melhorar a qualida-
de dos serviços prestados à sociedade;
• Aperfeiçoar o acompanhamento e o
controle de resultados da gestão pública;
• Dar transparência às ações dos órgãos
públicos e facilitar o controle social
sobre a atividade administrativa, por
meio da divulgação dos termos de
cada acordo e de seus resultados;
• Racionalizar os gastos com custeio
administrativo de forma a possibilitar
maior destinação de recursos às ativi-
dades fins do órgão ou entidade;
• Estimular e valorizar servidores por meio
da implantação de programas de capaci-
tação, valorização e profissionalização.
E
ntendendo o complexo
A Cidade Administrativa Presidente
Tancredo Neves está localizada na Ro-
dovia Prefeito Américo Renê Gianetti,
região do Parque Estadual Serra Verde,
com 1.417.140 m
2
, o segundo maior par-
que de Belo Horizonte.
O complexo com seis edificações
principais está dividido em prédios que
abrigam a Sede do Governo, Secreta-
rias de Estado, Centro de Convivência,
Auditório, Prédio de Serviços (em início
de construção), além de unidades de
apoio para equipamentos, praças de ali-
mentação e restaurantes. São eles:
Palácio Tiradentes
, sede do go-
verno – Possui 147m de vão livre flu-
tuante, o maior do mundo em concre-
to protendido, com 20.000m
2
de área
construída e 7 pavimentos.