Página 16 - Revista Infra Abril 2013

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INFRA
Outsourcing & Workplace
AVANÇOS TECNOLÓGICOS
Se para uns o cenário parece de-
sanimador, para outros é o momen-
to certo de investir. “Há dez anos São
Paulo não sofria tanto com a falta de
vagas em estacionamentos. Hoje essa
realidade mudou e a nossa demanda
aumentou 70%”, comemora Sérgio Bar-
bosa Sant’Anna, consultor da Easy Park
Solutions, empresa que desenvolve so-
luções para ampliar a quantidade de
vagas em garagens. “Um dos recursos
mais procurados pelos prédios comer-
ciais, residenciais e estacionamentos é
o chamado duplicadores. Trata-se de
uma plataforma hidráulica e automáti-
ca que funciona como um elevador para
colocar outro carro”, explica Sant’Anna.
Segundo o consultor, “o duplicador
de vagas pode ser utilizado para guar-
dar qualquer carro de passeio vendido
no Brasil, de hatch pequeno a grandes
veículos, uma vez que comporta até
2.700
quilos”. Antes de instalar o siste-
ma, porém, o proprietário precisa de
autorização do condomínio. Para que a
plataforma seja viável, é necessário que
a altura da garagem seja de, no mínimo,
3,50
metros. Já o preço da comodidade
de duplicar as vagas é de aproximada-
mente R$ 18 mil.
Foi pensando nos clientes e nos
funcionários, que o Hospital e Materni-
dade Santa Maria da Cruz Azul, em São
Paulo, resolveu instalar, há seis meses,
um duplicador de vagas. De acordo
com o Tenente Levy, responsável pelo
setor, 26 novas vagas foram criadas.
Com a implantação do equipamento
não houve qualquer impacto para os
clientes no aumento dos preços em re-
lação aos valores praticados anterior-
mente”, garante.
Outra novidade do mercado é o es-
tacionamento vertical. O sistema fun-
ciona assim: o manobrista-robô pega o
carro do motorista no trilho, eleva ver-
ticalmente, move lateralmente e esta-
ciona o carro onde existir vaga. Para os
funcionários, o serviço é apenas operar
o equipamento. Os módulos que com-
põem o estacionamento são formados
por células que comportam dois ou
quatro veículos. Tais módulos apresen-
tam dimensões que podem acomodar
a maioria dos modelos de automóveis.
Ao preferir esse tipo de solução à
construção de estacionamentos sub-
terrâneos, por exemplo, a vantagem
também está no custo. “A garagem sub-
terrânea pode ser até 30% mais cara,
pois inclui custos de escavação e obras
de contenção. Outro benefício é que
esse tipo de solução dispensa a cons-
trução de rampas, escadas, instalação
de elevadores ou sistemas de condicio-
namento de ar e ventilação”, comenta o
consultor da Easy Park Solutions.
A ideia de investir em garagens ver-
ticais vem tomando forma no Brasil. A
prefeitura de São Paulo, por exemplo,
está analisando projetos para cons-
truir 64 garagens verticais na região do
centro expandido. A proposta é que as
vagas nas ruas da região sejam substi-
tuídas pelas garagens verticais. Os mó-
dulos verticais passarão a operar com o
sistema de cartões zona azul. A expec-
tativa é aumentar as atuais 34.500 va-
gas para um total de 60 mil.
OTIMIZANDO O TEMPO
Chegar num shopping center e ro-
dar dezenas de minutos à procura de
uma vaga, não conseguir localizar onde
estacionou o carro ou enfrentar longas
filas para o pagamento na hora de sair
Um dos recursos
mais procurados pelos
prédios comerciais,
residenciais e
estacionamentos
é o chamado
duplicadores
Parklift 421 é projetado para três veículos, um acima do outro.
E se quiser, dá para aumentar mais
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