Página 20 - Revista Infra Abril 2013

20
INFRA
Outsourcing & Workplace
para umestacionamento subterrâneo da
capital espanhola – assunto comentado
por ela em visita ao Brasil em entrevista
concedida ao jornal
Folha de S.Paulo
.
Transformar o estacionamento em
um local mais personalizado e valoriza-
do também parece ser uma tendência.
Pensando nisso, uma incorporadora
paulista, responsável pela construção
de um condomínio de luxo na capital,
resolveu investir em garagens exclusi-
vas. Com entrada privativa, as medidas
de cada garagem variam de 70 m
2
a 138
m
2
. “
Não se trata de uma garagem co-
mum. Temos proprietários que já estão
desenvolvendo projetos para custo-
mizar o lugar e torná-lo um ambien-
te agradável para ele se dedicar a um
hobby”, explica Marcelo Caspar, diretor
de Incorporação da Tiner.
DE OLHO NO TAMANHO
E NA SEGURANÇA
Se para alguns prédios, tamanho de
garagem não é problema, para outros
o assunto é motivo de muita dor de ca-
beça, uma vez que as vagas não cresce-
ram na proporção dos veículos. “Existe
uma legislação que trata dos tamanhos
ideais para as vagas de garagem. Essas
medidas podem variar, de acordo com o
Código de Obras e Edificações de cada
Município”, diz a arquiteta Fadva Ghobar.
A legislação determina uma distri-
buição quase equitativa para veículos
pequenos e médios e 5% das vagas
reservadas aos grandes. Estaciona-
mentos com mais de 100 vagas devem
reservar 1% do total para pessoas com
deficiências e 10% para motos”, explica
a arquiteta. Nessas situações, os gesto-
res prediais precisam ficar atentos à re-
gularização da obra, alerta o advogado
Rodrigo Karpat, especialista em direito
imobiliário. “Novas vagas exigem auto-
rização da Prefeitura, mudança do me-
morial de incorporação do empreendi-
mento, da escritura, da convenção do
condomínio, além da atualização da
fração ideal em cada matrícula”.
Além de exigir seus direitos quando
o assunto é tamanho de vaga, também
é importante ressaltar que, seja na ga-
ragem do seu prédio ou no estaciona-
mento de um shopping, por exemplo, a
segurança do seu veículo é de responsa-
Sinalizadores de vagas:
tendência nos shopping
centers das cidades,
eles facilitam a vida dos
motoristas, como este, no
Morumbi Shopping
O QUE VEM POR AÍ
Foi apresentado na Transpoquip
Latin America um Sistema de
Orientação para Vagas Livres em
Estacionamentos Out-Door, com
tecnologia cabeada ou wireless,
disponível no mercado brasileiro
a partir do segundo trimestre
deste ano. O novo sistema se
integra ao já existente Sistema
de Orientação de Vagas Livres
In-Door. A ParkHelp é uma das
poucas empresas multinacionais
com experiência em sistemas
de orientação vaga a vaga, in-
door e out-door, integrados em
um único software gerenciador
e de monitoramento.
Garagem flutuante
Em Moscou, na Rússia, está
cada vez mais difícil encontrar
um lugar para estacionar.
Por isso, um escritório de
arquitetura criou um projeto
cujo objetivo é instalar garagens
flutuantes ao longo do rio
Moscou, que com seus 503 km
de extensão, corta a cidade.
Cada estacionamento flutuante
terá capacidade para receber
150
veículos. O projeto aguarda
aprovação das autoridades.
Divulgação