Revista Infra Fevereiro 2017

59 INFRA Outsourcing & Workplace São nos momentos de crise, que as pessoas dão valor a pequenas ações que podem gerar grandes resultados, pois quando está tudo bem, na gran- de maioria das vezes, acabamos nos acomodando e deixamos passar des- percebido alguns desperdícios. No final da história, essa fase será benéfica, pois forçou com que os pro- fissionais e as empresas focassem em serem mais eficazes, otimizando pro- cessos e reduzindo custos. Concordo que poderia ser menos intenso, mas seremos mais fortes e melhores. Infelizmente, no meio dessa cami- nhada, em que não havia uma espe- rança, para reduzir custos, algumas empresas adotaram reduzir o quadro de colaboradores ou substituir pro- fissionais seniores por juniores, que na minha opinião, foi uma escolha legítima para tentar manter a própria sobrevivência da empresa. No entanto, para toda ação, há uma reação e o que tenho percebido, é que os colaboradores que permaneceram ficam sobrecarregados e, inevitavel- mente, algumas atividades estão sendo relegadas, não por má vontade, mas, eventualmente, por restrição de tempo, mão de obra oumesmo conhecimento... E, nesse momento, surgem novas oportunidades e espaço para muita criatividade, para avaliar os processos e propor novas formas de realizar as atividades, com otimização de tempo e, eventualmente, reduzindo valores. Então, mesmo não tendo verba, devido à restrição de budget, muitos projetos podem ser considerados sustentáveis, pois o investimento será amortizado pela economia gerada pelo próprio projeto. E isso é facilmen- te comprovado, levando em conta a equação: Custo Atual x Custo Otimizado = Investimento/saving Acredito que o sonho de consumo dos verdadeiros gestores seja migrar: …mesmo não tendo verba, devido à restrição de budget, muitos projetos podem ser considerados sustentáveis, pois o investimento será amortizado pela economia gerada pelo próprio projeto Para isso ser viável, imagine contar com um parceiro para auxiliar: • na reavaliação e renegociação de contratos, por meio de strategic sourcing; • na análise e revisão de processos, para otimização e redução de custos; • em treinamento focado, direcionado e respeitando a cultura da empresa e perfil dos colaboradores, para garan- tir a aderência ao programa, de forma a obter o engajamento da equipe; e • no outsourcing de atividades, ou seja, apesar do esforço, eventual- mente alguma atividade não será realizada e isso poderá ser delegado para um terceiro realizar pontual- mente, a fim de garantir a conti- nuidade dessa atividade e liberar o gestor para focar em ações mais estratégicas. Que além de aplicar toda a expe- riência prática, contará com um profis- sional de constante aperfeiçoamento e aprendizagem, estudando novas prá- ticas e métodos, que colaborem para otimização de processos, conexão com outros parceiros estratégicos e, quando viável, utilização de tecnolo- gia, ou seja, o uso de ferramentas web services, que visam facilitar as rotinas operacionais ou as táticas. ADM BOMBEIRO GESTÃO ESTRATÉGICA

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