Revista Infra Janeiro/Fevereiro 2018

4 INFRA Outsourcing & Workplace SUMÁRIO 5 ENTRE NÓS – Uma boa sensação 6 MATÉRIA DE CAPA – Entrevista exclusiva com Michel Cutait, CEO da Make it Work, especializada em negócios para o mercado de Shopping Center e Varejo, que nos conta como é a dinâmica dos negócios em shopping centers e os impactos de FM no dia a dia da gestão destes equipamentos 12 OPEN MALL – O Pátio Metrô São Bento, que será inaugurado em maio de 2018, na estação de metrô de mesmo nome, tem um novo conceito de projeto arquitetônico 18 CIDADES INTELIGENTES – Responsável por movimentar um mercado global de soluções tecnológicas, estimado em US$ 408 bilhões até 2020, com impacto direto no Gerenciamento de Facilidades e Propriedades 26 NORMALIZAÇÃO FM – Mais um passo para enaltecer o valor da atividade através do início dos trabalhos para normalizar Facilities Management no Brasil 32 CONSTRUÇÃO E OPERAÇÃO – Um convite para arquitetos e construtores lançarem um olhar mais cuidadoso para a manutenção e para a limpeza dos edifícios, ao pensar seus projetos e obras 38 CAPACITAÇÃO – Há 15 anos a Facop fortalece o setor de serviços através da capacitação de profissionais de limpeza e áreas afins 44 REAL ESTATE – Um pouco da BR Properties, Passeio Corporate e o novo braço da CoreNet no Rio de Janeiro Estudos de Casos 47 SUSTENTABILIDADE – Modernização da Estação de Tratamento de Esgoto do Shopping Parque Dom Pedro 48 ENERGIA – Programa de consumo eficiente de energia elétrica em unidades do Sesc SP 50 LOGÍSTICA REVERSA – Um estudo dos resíduos sólidos urbanos em um shopping center Artigos 52 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – AI: do conceito ao deep learning, por Rodrigo Strey 53 AVALIAÇÃO PREDIAL – A importância da pesquisa de mercado para a engenharia de avaliações, por José Carlos Almeida 56 SEGURANÇA – Veículo Aéreo Não Tripulado: você sabe quem regulamenta esse assunto no Brasil?, por Dane Avanzi 54 INTERNET DAS COISAS – Como a IoT transformará a próxima geração de profissionais de facilities, por Mauro Caruso Carrenho Seções 57 ARQUITETURA & WORKPLACE 58 INOVAÇÃO & TRANSFORMAÇÃO – Uma nova seção que traz cases que mostram como é possível transformar atitudes em inovação e resultados Responsável pela Redação: Léa Lobo (MTB 44013) Assistente de Redação: Larissa Gregorutti Revisão: Carolina Evangelista Reportagens : Érica Marcondes Comercial e Publicidade: (11) 5582-3044 INFRA Outsourcing & Workplace é uma publicação com circulação nacional e tem como objetivo editorial fomentar as relações de negócios em Gestão de Facilities entre compradores e fornecedores de tecnologias, produtos e serviços para a construção, modernização, retrofit, gestão da infraestrutura e das instalações em ambientes prediais, industriais e corporativos. Já na área de Property Management, é voltada a transacionar produtos e informações do mercado imobiliário comercial - aquisições (compra e venda) de prédios, indústrias, galpões, shoppings, hotéis, hospitais, terrenos, entre outros. A publicação é enviada a ummailing qualificado, composto por profissionais diretamente envolvidos com a localização, conforto, bem-estar e segurança nos grandes empreendimentos, como edifícios e condomínios corporativos, shopping centers, hospitais, instituições de ensino e financeiras, prédios públicos e sites industriais, além das maiores construtoras, incorporadoras, diretores de fundos de pensão, bancos e securitizadoras, presidentes de câmaras de comércio exterior, escritórios de arquitetura, brokers, entidades e acadêmicos da área. A INFRA Outsourcing & Workplace não se responsabiliza pelo conteúdo dos anúncios veiculados. Os conceitos dos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião da Editora. Reprodução de artigos e reportagens é permitida desde que citada a fonte. Telefax: (11) 5582-3044 www.revistainfra.com.br

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