Revista Infra Maio/Junho 2018

36 INFRA Outsourcing & Workplace LIMPEZA TERMINAL No início de 2010, ao rever os cri- térios de alta hospitalar, a Gerente de Apoio Assistencial e Fluxo do Paciente do Hospital Israelita Albert Einstein, En- fermeira Tatiane Ramos Canero, e sua equipe se depararam com a necessida- de de ampliar o acesso e assegurar que os pacientes recebam o cuidado certo, no lugar certo, na hora certa, promo- vendo maiores níveis de segurança e satisfação. Teve início, então, o estudo do pla- nejamento de alta hospitalar, realizado desde o momento da admissão, visando melhorar o atendimento da equipemédi- ca. Todavia, não fazia sentido chegar no momento da alta hospitalar e aguardar 5h para a limpeza do leito, por isso, era necessário avaliar as vantagens entre escolher pela troca de uma equipe de higiene única por uma equipe de higiene especializada. “Trabalhamos então com a moderni- zação e revisão do processo, para realizar a limpeza do apartamento de forma mais rápida e eficiente; substituímos cinco pro- dutos para simplificar a operação; fize- mos o mapeamento e estudo dos fluxos, procedimentos e padrões; e oferecemos treinamentos cíclicos, com frequência e grade de supervisão contínua.” Para antecipar o momento das altas hospitalares até a higienização do apar- tamento, o supervisor passou a acom- panhar as atividades realizadas pelos profissionais de limpeza solucionando eventuais dúvidas. Houve então um estu- do de quantas higienes cada colaborador fez naquele dia, e um estudo de variáveis para analisar o porquê a equipe não es- taria conseguindo realizar o processo no tempo e maneira adequada. Então, concluiu-se que além de esco- lher a equipe especializada, era necessá- rio engajar e trabalhar o desenvolvimento de equipes, além de ter suas metas mais claras, para a redução do absenteísmo. Hoje, além das demais mudanças no processo de atendimento do paciente, que reduziu o tempo da alta hospitalar, o tempo médio para o paciente receber alta e desocupar o apartamento passou para 1h. Após essa etapa, 30minutos para a espera e deslocamento da equipe de limpeza, e mais 1h para realizar o pro- cesso de limpeza. PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS Além de se preocupar com o pro- cesso de limpeza dentro dos hospitais, a questão da sustentabilidade passou a ser assunto de extrema importância para a rede de hospitais Leforte, que segundo a Enfermeira Elaine Ferreira Marques, Gestora Corporativa de Ho- telaria Hospitalar dos hospitais Leforte Liberdade e Morumbi, passou a utili- zar placas solares na unidade Lefort Morumbi desde 2009, com o intuito de economizar energia elétrica. Já na unidade Liberdade, a Torre A é totalmente sustentável. Ela possui uma estação de tratamento dentro da torre, e faz o tratamento da água dos chuveiros e lavatórios, que em seguida é reutilizada nas descargas e nas áreas externas para lavagem das calçadas, fachadas e jardins. No total, são 400 mil litros de água tratada e reutilizada por mês, que recebe um corante azul para ser diferenciada da água potável. Essa ação está interligada ao Bloco B, tendo em vista que na Liber- dade são três torres do hospital. Trabalhamos então com a modernização e revisão do processo, para realizar a limpeza do apartamento de forma mais rápida e eficiente Tatiane Ramos Canero , do Hospital Israelita Albert Einstein Tatiane Ramos Canero Elaine Ferreira Marques Divulgação Divulgação LIMPEZA HOSPITALAR

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