Revista Infra Julho/Agosto 2018

28 INFRA Outsourcing & Workplace ESPAÇOS ABERTOS DE APRENDIZAGEM ESTUDO 1 | por Coen Huijbers*, Brenda Groen** e Hester van Sprang*** INTRODUÇÃO O foco deste estudo são as Universi- dades de Ciências Aplicadas (UCAs, do inglês Universities Of Applied Sciences – UASs) que facilitam as “Novas Formas de Aprendizagem” (NFAs, do inglês New Ways of Learning – NWoL), que são novas abordagens para educação baseadas na combinação de conectividade, digitaliza- ção, métodos distintos de comunicação e uma nova geração de estudantes. Elas es- tão impactando as UCAs, que estão acres- centando aos seus ambientes tecnologia, eficiência espacial, locais de trabalho compartilhados, foco na fragmentação e colaboração do conhecimento. Para isso, utilizam o Espaço Aberto de Apren- dizagem (EAA, do inglês Open Learning Space – OLS), bebendo da fonte das “No- vas Formas de Trabalho” (NFTs, do inglês New Ways of Working – NWoW). Um EAA é uma área “semipública”, com caráter aberto e mais informal, que oferece di- ferentes arranjos e montagens, facilita a colaboração e está sendo utilizado por universidades em todo o mundo para es- tudantes conectados. Como a conexão entre alunos e professores é importante, faz parte desses espaços estarem ligados a outros espaços da escola, o que facilita o trabalho de grupos de alunos, alunos individuais e atividades educacionais informais (baseadas em atividades prá- ticas). Isso requer móveis diversificados e divisores de espaço. A conexão wi-fi é tida como uma característica óbvia. Esse tipo de espaço também é um atrativo para novos alunos, pois, torna-se parte da identidade de um programa edu- cacional inovador. Para isso, as UCAs precisam de uma visão das preferências Coen Huijbers Brenda Groen Hester van Sprang dos alunos em relação ao EAAs, e é este o foco deste estudo. Como plano de fundo desta pesqui- sa, observa-se que o desenvolvimento tecnológico ocorre em ritmo acelerado, fazendo com que alunos e professores estejam cada vez mais conectados, e im- pulsionando o aprendizado emambiente virtual. A relação entre o desempenho do aluno e seu ambiente de aprendizagem fornecerá informações valiosas para as estratégias das UCAs. Nota-se também que o design desses ambientes tem im- pacto na consecução dessa relação, que são facilitadas porque, hoje, são mais assertivas as atividades de aprendiza- gem focadas em interagir com outras pessoas e colaborar em tarefas de grupo, levando a uma demanda decrescente de salas de aula tradicionais e fazen- do crescer layouts de espaços cada vez mais abertos, que forneçam espaços de aprendizagem informais, de autoestudo e aprendizagem colaborativa. Além disso, para a realização das NFTs é preciso levar em consideração: I. o ambiente físico, como a construção e os locais de trabalho, onde deve-se ob- servar que aspectos como abertura, som, iluminação e temperatura podem afetar a produtividade. Além do mais, espaços de projeto ou áreas de trabalho abertas têm uma influência positiva na intera- ção e colaboração entre trabalhadores do conhecimento; II. o ambiente virtual, como as instalações de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC); e III. o ambientemental, que pode ser definido como percepção e cultura corporativa. E esses princípios são cada vez mais aplicados emoutros contextos, incluindo a educação superior, pois, neste ambien- te também há a necessidade de operar independente do lugar e do tempo. Por isso, as semelhanças entre as NFTs e as NFAs, como flexibilidade nos espaços de trabalho, áreas abertas e uso eficiente da área útil, são cada vez mais reconhecidas. Para isso, estratégias de Corporate & Real Estate (CRE) devem ser desenvolvidas para criar um elo entre o que é aprendido dentro e fora da escola. MÉTODOS DO ESTUDO Este estudo utiliza método misto, consistindo em uma parte qualitativa e uma parte quantitativa. Os dados foram coletados em três espaços: I. na Escola de Negócios, Construção e Tecnologia (School of Business, Building and Tech- nology – BBT) da Universidade Saxônica de Ciências Aplicadas (Saxion University Fotos Divulgação

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