Revista Infra Julho/Agosto 2018

30 INFRA Outsourcing & Workplace ALOJAMENTO COMO SERVIÇO DE FM ESTUDO DE CASO 2 | por Mika Hartikainen* e Suvi Nenonen** Um campus universitário é uma usi- na de conhecimento para a cidade e sua construção precisa ser pensada para criar um ambiente que seja variado e inspira- dor, que contribua para o aprendizado e trabalho inovadores para estudantes, cien- tistas, funcionários, empresários e visitan- tes. E todas essas instalações precisamser gerenciadas: nãoapenas como segmentos espaciais funcionais em separado, mas comuma visão holística. Alémdisso, exis- temos setores do campus que pertencem também intrinsecamente à cidade, como o alojamento de estudantes. Ao apoiar as cidades e universidades como centros de aprendizado, o gerenciamento de insta- lações pode apoiar tambémconexões ao longo da vida, experiências inesquecíveis e intercâmbio simbiótico. O alojamento estudantil tem pro- funda influência na vida sociopolítica dos alunos, como o desenvolvimento de liderança, comportamento, desem- penho acadêmico, cidadania e senso de pertencimento; a integração de funções sociais e psicológicas para satisfazer suas necessidades, aspirações e expectativas, como um ambiente ecológico para as atividades de aprendizagem. Este estudo visa entender o futuro alojamento estudantil na Finlândia, tanto do lado da oferta quanto da demanda. As perguntas feitas são: quais são as deman- das dos alunos para futuras moradias estudantis e como a oferta de moradia estudantil pode ou não responder a essas necessidades. DEFINIÇÕES DE ALOJAMENTO Umalojamento estudantil, geralmen- te, é para estudantes universitários vive- rem durante seus estudos acadêmicos. Estudantes esses que deixarama casa de seus pais e proporciona uma experiência para umnovo estilode vida: com indepen- dência, uma transição para a vida adulta. As instalações desse tipo de aloja- mento devem ter algumas infraestruturas e serviços específicos: I. instalações e serviços básicos (centrais), isto é, acomo- dações necessárias para uma casa fun- cionar como quarto, banheiro etc.; e de apoio (suplementares), ou seja, que não são compulsórias, mas são igualmente importantes para facilitar ou possibilitar a realização do cumprimento das funções da casa, como sala comum, refeitório, área comercial, estacionamento, biblio- teca, playground, transporte, TV a cabo, segurança e lavanderia. Se formos pensar em moradias es- tudantis a níveis mundiais, é preciso considerar as diferenças culturais. No entanto, existem semelhanças em re- lação ao equipamento básico. Hoje, os estudantes exigem quartos com mais tecnologia; Wi-Fi de alta velocidade; sala comum, de entretenimento, de leitura; biblioteca; segurança; ar condicionado central; facilidade de transporte; lavan- deria; fornos de micro-ondas; e garagem. Além disso, comodidades extras, como estacionamentos, minimercados, livrarias e lanchonetes, tambémdevem ser forne- cidas em residências estudantis para um nível mais alto de satisfação residencial. Basicamente, as residências estudan- tis, combase emsuas localizações, podem ser categorizadas em dois tipos de alo- jamento: “dentro do campus” e “fora do campus”. Alémdisso, existem três descri- ções dapráticademodelos demoradia es- tudantil: não residencial, onde o instituto de ensino superior não temprograma de moradia estudan- til; residencial, onde o instituto de ensino abriga todos os alu- nos emseu programa de habitação; e dual residencial, onde o instituto de ensino abriga sua população estudantil por um períodode tempoparcial, sendooperíodo restante custeado por eles mesmos no mercado privado de aluguel. SATISFAÇÃO DOS RESIDENTES A literatura sublinhou que os estudan- tes possivelmente terão umdesempenho eficiente e perfeito em seus estudos e serão mais socialmente ajustados, uma vez que receberam cuidados adequa- dos de seu bem-estar e condições de vida confortáveis em seus alojamentos estudantis. Por isso, a moradia estudantil está passando por mudanças dinâmicas no design e na funcionalidade. Onde antiga- mente umdormitóriode estudantes exigia apenas uma cama, instalações de cozinha adequadas e (nos últimos anos) uma co- nexãoWi-Fi confiável, amoradia estudantil hoje está sendo remodelada em torno de conceitos de comunidade que misturam funções de vida, lazer, socialização e es- tudo. Os estudantes são cada vez mais seletivos em suas escolhas de moradia, e as universidades e os desenvolvedores desses espaços tentamatender a essa de- manda comdesign contemporâneo e usos inovadores do espaço, em torno de um modelo colaborativo destinado a fomen- tar o espírito empreendedor e a construir redes sociais e profissionais duradouras. DESENVOLVIMENTO DO CAMPUS Considerando o contextomais amplo do campus universitário dentro cidade Suvi Nenonen

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