Revista Infra Julho/Agosto 2018

8 INFRA Outsourcing & Workplace MUITA EDUCAÇÃO EM FACILITY MANAGEMENT FM EDUCACIONAL | por Léa Lobo S abemos que a qualidade do ensino está lastreada por valores pedagó- gicos, dos professores e de alunos. Mas a pergunta que fazemos é: transformar os prédios e espaços comuns de uma unidade educacional em ambientes que melhorema aprendizagemé tambémum dos valores que preocupama governança das instituições de ensino? Transformar os milhares de metros quadrados, onde há uma circulação diária de centenas de alunos, às vezes em três períodos do dia, necessita de uma gestão especializada em Facilities Management, que passa por vários setores da infraes- trutura: da lucrativa disponibilidade de assentosna saladeaula,mas tambémpela manutenção do mobiliário, manutenção predial, limpeza e lixo, a loja de uniformes, a gráfica e a frota de ônibus rastreados por satélite, ar-condicionado, alimentação, laboratórios, bibliotecas, quadras esporti- vas, piscinas, espaços para reuniões e en- contros de confraternização, entremuitos outros espaços, onde acontecemativida- des que permitemempoderar aindamais o dinamismo entre alunos, professores, funcionários, fornecedores e visitantes. O desafio principal para manter o ne- gócio do ensino particular é aumentar a capacidade das salas de aula. Para tanto, são necessários também um amplo con- junto de utilidades, que podem incluir de umpoço artesiano, geradores de energia para contingências, climatização de con- forto, redução do consumo de água com equipamentos economizadores de água, e todos os atributos que podem tornar o equipamento de ensino sustentável. Ao mesmo tempo, a transformação digital está mudando a forma de ensinar e as estruturas que sustentam o ensino. Segundo Tyler Tingley, um dos mais conceituados educadores americanos hoje e parte da equipe da Avenues – The World School, em Nova York, o currículo das escolas tradicionais foi elaborado em uma época que não havia internet nem os avanços científicos e tecnológi- cos que conhecemos hoje. Alunos eram preparados para empregos em fábricas e escritórios e para viver em ummundo muito diferente do atual. Para assegurar que estudantes estão sendo preparados para uma realidade muito mais comple- xa, onde tudo se interconecta, onde as questões a serem enfrentadas envolvem um número muito maior de elementos que se interconectam, é necessário que a escola tenha um currículo inovador. Pensando nisso, dentro do contexto editorial da Revista INFRA, essa matéria traz dois cases e entrevistas com os ges- tores da Avenues São Paulo e do Institu- to Mauá, dois estudos de pesquisadores europeus, que foram apresentadas na European Facility Management Con- ference 2018 (EFMC2018) e ainda um Divulgação

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