Revista Infra Setembro/Outubro 2018

120 INFRA Outsourcing & Workplace TECNOLOGIA  |  por Tiago Lira* COMO A UBERIZAÇÃO ESTÁ TRANSFORMANDO AS ORGANIZAÇÕES? por ser uma alternativa aos modelos burocráticos e ineficientes existentes na relação entre usuário e empresa. Se antes era necessário preencher uma série de requisitos para atender uma solicitação de serviço, como o contato inicial, cadastro, diagnóstico do proble- ma e só depois a sua resolução, agora a situação se inverteu. Em pouco tempo e com o mínimo de interação humana, é possível prestar um serviço de forma rápida, segura e cômoda – auxiliando na fidelização entre marca e consumidor. Alémdisso, esse conceito trouxe um itemdesejado por todos os empreende- dores e profissionais: a possiblidade de aumentar o seu desempenho aomesmo tempo emque reduz as despesas opera- cionais. Emoutras palavras, a chance de “fazer mais commenos”. Com soluções inspiradas na economia compartilhada, a empresa pode retirar intermediários no contato com seu cliente ou até re- modelar seu quadro de colaboradores, aumentando a qualidade do serviço sem interferir na folha salarial. Evidentemente que uma mudança dessa não pode ser feita de uma hora para outra. A adaptação dos processos da empresa nos moldes da economia compartilhada precisa ser planejada, elaborada e feita com cuidado. Afinal, é uma mudança que impacta na própria cultura da organização. Para dar certo e ter os resultados esperados, éprecisoque as portas estejamabertas para a transfor- mação digital e a entrada cada vezmaior das novas tecnologias que automatizam algumas situações e permitam que os colaboradores foquem nos problemas reais em suas rotinas de trabalho. Ainda hoje, discute-se os efeitos e tendências da “uberização” na econo- miamundial e na sobrevivência das em- presas nos próximos anos. Contudo, é inegável que se tornou umcaminho sem volta. A utilização da tecnologia para simplificar o atendimento ao cliente e melhorar a prestação de serviços deixou de ser algo exclusivo para as grandes corporações. Agora, é item estratégico para garantir o crescimento em um ce- nário de intensa competitividade. * Tiago Lira é CMO na FindUP, empresa de tecnologia que automatiza o ciclo do atendimento técnico presencial através da geolocalização e economia do compartilhamento, visando simplificar a contratação e a gestão de profissionais especializados em TI para grandes corporações com operações capilarizadas. Divulgação N ão faz nem cinco anos que a Uber chegou ao Brasil e a empresa pra- ticamente remodelou a forma de fazer negócios no País. O aplicativo, que pro- metia facilitar o transporte de pessoas em grandes cidades, tornou-se símbolo do conceito de “economia comparti- lhada”. Seu nome virou sinônimo de mudança, de eficiência e de um novo modelo de trabalho. Hoje, a “uberiza- ção” está praticamente em todos os se- tores e é impossível imaginar o sucesso das organizações que não adequarem seus processos aos novos tempos. O avanço da tecnologia fez comque os clientes buscassem e valorizassem produtos e serviços cada vez mais asser- tivos. Pesquisa da ClickSoftware Tech- nologies com pessoas e organizações do Reino Unido, França, Alemanha, Itá- lia, Espanha, Austrália e Estados Unidos aponta que mais de 60% dos usuários não gostam de esperar por muito tem- po entre o acionamento de um serviço e sua conclusão – impactando direta- mente na experiência do usuário e na consequente avaliação da empresa. Essa situação permitiu a guinada da economia compartilhada e da “uberi- zação” na última década justamente  Com soluções inspiradas na economia compartilhada, a empresa pode retirar intermediários no contato com seu cliente ou até remodelar seu quadro de colaboradores, aumentando a qualidade do serviço sem interferir na folha salarial.

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