Revista Infra Setembro/Outubro 2018

59 INFRA Outsourcing & Workplace  61% da população brasileira sequer sabe dizer o que é um produto sustentável. E é só com o consumo consciente que podemos mudar a situação grave pela qual passa o planeta  Ricardo Vacaro , Conselheiro do Institu- to Akatu de Consumo Consciente Na abertura do encontro, o Presidente da Facop, Adonai Arruda, lembrou a im- portância do setor de asseio e conserva- ção para o cenário político e econômico e destacou que ele é o segundo maior empregador brasileiro de mão de obra, responsável por mais de 2,3 milhões de empregos – um milhão deles ocupados por mulheres. Explicou ainda que pulire (“limpar”, em italiano) representa a ex- pressão “limpeza” entendida pelo viés da ética e da busca da conscientização, transparência e honestidade. Já Barret enfatizou “Se você não consegue ver um novo futuro, ter esperanças, está conde- nado a repetir o pior do seu passado”, ao defender a limpeza como um valor absoluto, tanto concreta como filosofica- mente, e a necessidade de as empresas transformarem suas práticas sem repetir modelos antigos. Já a discussão sobre a ética, de acordo com o Diretor Executivo da Afidamp, Toni D’Andrea, deve ser uma “inspiração para o mundo”. TECNOLOGIA “Como a tecnologia impacta o se- tor de higiene e conservação, tornan- do possível um milhão de transações de manutenção por mês no mercado brasileiro” foi o tema de abertura do painel sobre o assunto mediado pelo Diretor Geral da Kärcher do Brasil, Abí- lio Cepêra. Ele apresentou o primeiro robô totalmente autossuficiente tanto nas ações de limpeza como de sua pró- pria manutenção, o Fleet, desenvolvido pela matriz alemã. Já o Executivo do Blockchain Research Institute no Bra- sil e Coordenador da Pós-Graduação em Blockchain da FGV, Carl Amorim, apresentou o que já se conhece como a segunda era da internet. Segundo ele, o blockchain vai descentralizar as tran- sações pela internet, tornando obsoleta a mediação de um banco, por exemplo, para transações monetárias, ou de um cartório, para confirmar assinaturas e títulos ou transações imobiliárias. SUSTENTABILIDADE “Sustentabilidade” significa haver o suficiente para todos para sempre. Com essa simples definição, o Ex-presidente e atual conselheiro do Instituto Akatu de Consumo Consciente, Ricardo Vacaro, abriu o painel. Chegar lá, no entanto, ainda é uma meta a ser perseguida. Com a experiência de quem milita no setor há muitos anos, Vacaro citou pesqui- sa que mostra que 61% da população brasileira sequer sabe dizer o que é um produto sustentável. E é só com o consumo consciente que podemos mudar a situa- ção grave pela qual passa o planeta. Ainda de acordo com a pesquisa, apenas 25% dos consumidores leem o rótulo dos produtos; o problema é que também 25% dos que leem acreditam no que as empresas dizem sobre sua própria atuação. O Diretor-presidente do Instituto Ethos, Caio Magri, apresentou números da desigualdade de renda no Brasil e no mundo e afirmou não ser possível ter empresas sustentáveis em um merca- do tão desigual. Convidou os Painel Sustentabilidade no primeiro dia do Forum Pulire America, em Curitiba Guto Lavigne

RkJQdWJsaXNoZXIy Mjk5NzE=