Revista Infra Novembro/Dezembro 2018

98 INFRA Outsourcing & Workplace Levando em conta que o FM precisa de 11 competências, de acordo com a IFMA, quais são os principais desafios a serem enfrentados? O FM tem, provavelmente, uma das listas mais longas de competências no escopo de trabalho dentro de suas responsabi- lidades, dentre qualquer outro setor e atividade. Definir isso levando em con- ta as 11 competências centrais da IFMA listadas abaixo como tópicos individuais é compreensível para descrições, mas devemos entender que o FM precisa ser considerada como algo holístico em suas atividades, com aspectos estratégicos, de gestão tática e entrega operacional. Implementar apenas um ou dois des- ses elementos é um risco, e o desafio da colaboração IFMA-RICS é fazer com que os executivos enxerguem o valor de dar à FM um lugar no conselho de admi- nistração. O FM gera mais valor quando implementado como uma consideração central desde o estágio de design do con- ceito de qualquer projeto de ambiente construído, para fornecer os melhores resultados e retornos de investimentos ao longo de todo o período do ciclo de vida. Nenhuma função pode ser indepen- dente. Nenhuma competência pode ser independente, e sobre elas, eu destacaria o seguinte: Comunicação: quando tudo está indo bem, normalmente nos mantemos em silêncio, e só nos pronunciamos quando algo está fora de lugar ou deixa de funcio- nar, ou seja, quase sempre pelos motivos errados. O objetivo do FM é permitir que as pessoas consigam trabalhar e viver sem interrupções ou distúrbios. Quando tudo flui suavemente, há silêncio. Por isso, o FM tem a responsabilidade de se comunicar de maneira eficaz com seus stakeholders de forma rápida e precisa quando houver alguma interrupção ou distúrbio não planejados. Os gerentes também precisam se comu- nicar quando houver uma interrupção planejada, e isso é ainda mais crítico quando a interrupção está presente. Eles devem continuar a comunicação até que as situações adversas tenham sido corrigidas e o serviço normal seja retomado. A resposta é, em geral, sur- preendente, gratificante e mantém as relações com os stakeholders, que são muito valiosas. • Preparação para emergências e con- tinuidade dos negócios: situações de emergência normalmente são descritas como difíceis de se prever, mas o papel do FM não é o de prever as emergências, mas sim, preparar-se para esses eventos. Isso inclui estar pronto para implementar opções e contingências preestabelecidas para minimizar as interrupções e distúr- bios, obter o melhor nível de continui- dade dos negócios e a recuperação o quanto antes, pelo menor tempo pos- sível, até que uma solução permanente seja fornecida. Mas é preciso considerar que o FM e seus prestadores de serviço podem ter recursos limitados para o planejamento de emergências. Por isso, é necessário priorizar ativos críticos enquanto avalia- -se os planos e aloca-se uma classifica- ção de prioridade entre cada um dos ativos, o que pode determinar o nível de serviço atribuído quando ocorrem os problemas. No caso de grandes emer- gências, geralmente o incidente é reti- rado das mãos da FM e tratado pelos serviços locais de emergência. Porém, o FM ainda exerce uma função, pois é ele quem conhece o ativo, e tem as in- formações e os dados disponíveis sobre eles. Assim, a capacidade de comunicá- -los para às agências externas também é fundamental. Normalmente, o orçamento para o FM é baixo, com contratos concedidos ao menor preço, mesmo as diretorias sa- bendo que quando a gestão de FM não recebe o financiamento adequado para operar de acordo com os padrões RICS, por exemplo, aumenta-se o risco de in- terrupções de serviço. • Gestão ambiental e sustentabilidade: o FM desempenha um papel importante na sustentabilidade, e os gerentes devem ter como objetivo colocar-se na dianteira para destacar o valor de uma gestão am- biental sustentável, desde a concepção até a entrega, fundamentalmente, ao lon- go da gestão do ciclo de vida dos ativos. Os níveis tático e operacional fornecem as melhores recompensas por uma pers- pectiva sustentável, tanto econômica quanto ambientalmente. A gestão de resíduos pode não ter im- pacto sobre a manutenção dos ativos, mas os ativos que são bem adminis- O objetivo do FM é permitir que as pessoas consigam trabalhar e viver sem interrupções ou distúrbios COMPETÊNCIAS FM

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