Revista Infra Janeiro/Fevereiro 2019

46 INFRA Outsourcing & Workplace ESPAÇOS DE ALTA PERFORMANCE PARA REUNIÕES CORPORATIVAS Visando garantir ambientes flexíveis para diversos tipos de uso, as salas de reunião não são mais as únicas disponíveis para um bate-papo e encontro de equipes. Conheça as soluções implantadas nas empresas e como é feita a gestão desses espaços proporcionem conforto e bem-estar, e gerem, consequentemente, o aumento da produtividade dos colaboradores. Criar salas de reunião que atendam à necessidade das empresas de aplicar uma cultura digital corporativa focada na melhor experiência do cliente visa, mais do que planejar o número de salas dispo- níveis por número de usuários, entender o real uso desses espaços. Com o propósito de suprir a neces- sidade por ambientes que estimulem encontros casuais e o convívio entre os profissionais de diversas áreas, o mer- cado tem incorporado ambientes tanto para desenvolvimento de reuniões for- mais como informais. Segundo Sérgio Athié, Sócio-fundador da AthiéWohnrath os espaços de reunião formais, geralmente são destinados para receber clientes e alocadas em andares específicos; e aqueles informais, normal- mente distribuídos nos andares onde es- tão as estações de trabalho e são dedica- dos justamente para reuniões de equipes. Para implantar essas soluções, é pre- ciso conhecer a realidade da empresa e entender o consumidor e a sua necessi- dade de consumo, e fundamentalmente, estar alinhado a umplanejamento prévio para tornar as reuniões mais produtivas. REFORMULAÇÃO DOS ESPAÇOS “Para as salas formais, são comumen- te adotadas propostas mais sofisticadas, sejam clássicas ou modernas. Já para as salas de uso de times, o tamanho pode ser maior ou menor, por tanto que estejam próximas às estações de trabalho, para reduzir o ruído e distração de conversas no ambiente de trabalho, prejudiciais à produtividade”, pontua Athié. Outras áreas cada vez mais pre- sentes nas empresas, complementa o Arquiteto, são os squads, com espaços que recebem equipes de trabalho mul- tidisciplinares, que ficam alocadas por determinado período para a resolução de um desafio; as salas componíveis de multiuso, que podem ser utilizadas como N o gerenciamento das áreas de traba- lho, repensar a concepção das salas de reunião temganhado cada vezmais im- portância, para omelhor desenvolvimento dos negócios nas empresas na era digital. Com o aumento do custo do metro quadrado e a diminuição dos escritórios, o surgimento do smart office veio para suprir a demanda por ambientes que SALAS DE REUNIÃO por Larissa Gregorutti Projeto da Athié Wohnrath para a 99. Divulgação

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