Revista Infra Maio/Junho 2019

103 INFRA Outsourcing & Workplace nhada em fazer parte dos acordos de logística reversa com seus fornecedores, clientes e órgãos gestores ambientais públicos e privados. Atualmente, possui diversos acordos consolidados de logís- tica reversa de embalagens com seus fornecedores, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei Federal n. 12.305/2010. A Lorenzetti integra o grupo de em- presas composto pelos principais pro- dutores e importadores de lâmpadas, seguindo o Acordo Setorial de Lâmpa- das Fluorescentes de Vapor de Sódio e Mercúrio e de Luz Mista assinado com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). Em conjunto, as empresas executam o programa por intermédio da entidade gestora Reciclus, a qual gere e gerencia todo o processo seguindo um modelo de operação autossustentável criado em decorrência da assinatura do acordo com a União por intermédio do MMA. A iniciativa envolveu diversos segmen- tos da sociedade e atende à determinação da PNRS, que também trata da responsa- bilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e da sua logística reversa. A meta é garantir que a destinação final das lâmpadas fluorescentes seja feita de forma ambientalmente adequada. A Lorenzetti possui tambémcoletores de pilhas acessíveis aos colaboradores, en- gajando a eliminação correta do resíduo tóxico. Como resul- tadodessa ação, anualmente, são coletados emmédia, mais de 100 kg de pilhas e baterias. A partir de campanhas in- ternas, a Lorenzetti reduziu em mais de 20% o consumo de água, por meio de ações simples, sem interferência na produção e no engajamento dos funcionários, como a instalação de hidrô- metros setorizados, redutores de vazão e arejadores nos pontos de consumo coletivos. Outra medida adotada foi a instalação de siste- mas de tecnologias para reúso da água de chuva para a limpeza de áreas menos nobres, comopá- tios e pisos das áreas fabris. Outra campa- nha de conscientização que faz sucesso entre os colaboradores envolve a coleta de eletroeletrônicos. Uma vez ao ano, os colaboradores levam eletroeletrônicos para o descarte adequado. Na Semana do Meio Ambiente, co- memorada em junho, a Lorenzetti realiza campanhas e ações de educação ambien- tal, conscientizando os colaboradores e suas famílias sobre a necessidade da preocupação com o meio ambiente. Em complemento à ação, promove o proje- to Vista essa Ideia. A campanha tem o propósito de reaproveitar os uniformes dos funcionários que trabalham nas três fábricas da empresa, emSão Paulo, para transformá-los em brindes sustentáveis, que são distribuídos entre os próprios fun- cionários durante omês de junho. Como parte da iniciativa, banners promocionais dos produtos Lorenzetti também são transfor- mados em bolsas, né- cessaires e estojos, que são compartilhados com os colaboradores. Preocupada tam- bém em desenvolver produtos que economi- zem água e energia, a Lorenzetti conta em seu portfólio com soluções ecoeficientes. Na categoria de duchas e chuveiros elétricos, em que é líder na- cional, a Lorenzetti apresenta modelos flex compatíveis com aquecedores a gás, solar e boiler elétrico, capazes de reduzir o consumo hídrico. Emmetais sanitários, em que atua há mais de 15 anos, a Lorenzetti desenvolve produtos que se destacam por funciona- lidades que reduzem entre 50% e 80% o consumo de água, entre elas, duchas aeradas, torneiras com fechamento au- tomático, mecanismo de vedação cerâ- mica ¼ de volta, arejador embutido, que evita respingos e torna o jato uniforme, regulador de vazão integrado, além de dispositivos economizadores de água. Os purificadores de água da Loren- zetti, por sua vez, ao purificar a água, tornando-a própria para o consumo, evi- tam o descarte inadequado de garrafas pets de água mineral no meio ambiente. “O maior objetivo da Lorenzetti é manter a sustentabilidade em suas di- retrizes, seja por iniciativas institucionais ou por meio do lançamento de produtos que proporcionem a redução no consu- mo de água e do descarte de insumos na natureza, além de estimular a preser- vação do meio ambiente”, conclui Paulo Sérgio Galina, Gerente de Marketing da Lorenzetti. Fotos Divulgação Lorenzetti Foto aérea da fábrica da Lorenzetti, na Mooca Paulo Sérgio Galina, Gerente de Marketing da Lorenzetti

RkJQdWJsaXNoZXIy Mjk5NzE=