Revista Infra Maio/Junho 2019

16 INFRA Outsourcing & Workplace GESTÃO DE ESPAÇOS: A CONTA QUE O CFO NÃO VIU. AINDA! Falar de desperdício de produtivi- dade em escritório devido ao problema de workplace é papo antigo. Mas esse problema vem aumentando devido às mudanças de cultura que ocorrem fora das empresas. O usuário mudou e, além do crescimento dos custos operacionais, há outros como attrition e hiring de repo- sição, sem contar a própria performance do colaborador. É importante lembrar que, em um mundo cada vez mais digital e de pes- soas cada vez mais digitais, o que faz a diferença para maior rentabilidade está em quem consegue gerar mais inteligên- cia ao negócio. E isso está relacionado ao conhecimento adquirido por colabo- radores, e na forma como esses mesmos colaboradores conseguem executar suas atividades. Daí vem resultados. Emoutra ponta, a operação de workplace em si, sendo cada mais automatizada, tem na gestão de custos o seu “ongoing”, ficando mais transparente que garantir eficiência na jornada de uso do espaço pelo cola- borador, irá se tornar o principal aspecto de geração de EBITDA. Somente com tecnologia é possível realizar essa condição de gestão. Mas a conta de tecnologia da TI Corporativa, por outro lado, não olha para esse tipo de impacto. Um gestor do budget de tec- nologia está preocupado em manter o ambiente em pé, a empresa segura, as pessoas conseguindo usar suas máqui- nas e os sistemas rodando. A área de RH, naturalmente, acessa a informação sobre o reflexo do workplace (ou a falta dele) no colaborador, mas se limita a entender o fim e não o meio. Por fim, atualmente, o gestor de facilities também não está em uma posição diferente, mas apenas com foco no dispêndio de energia, na manutenção dos móveis, na segurança patrimonial, na limpeza etc. E quem faz a gestão da experiência do colaborador? Talvez a razão deste “va- zio” nas empresas esteja relacionado ao fato de que ainda não se faz essa conta na gestão corporativa. Ou ainda não se saiba fazer direito. A Revista Facility Executive de novem- bro/2017 (https://bit.ly/2AO4Gjh ), mostra o resultado de uma pesquisa realizada nos EUA e que merece atenção. A esti- mativa é de que, em média, 40% da for- ça de trabalho desperdice 261 minutos/ por colaborador, por mês, realizando as seguintes atividades: procurando salas de reunião, mesas de trabalho ou cole- Divulgação

RkJQdWJsaXNoZXIy Mjk5NzE=