Revista Infra Maio/Junho 2019

59 INFRA Outsourcing & Workplace Spaces Berrini domundo – apontamque, em2030, 30% dos espaços nomundo serão colaborati- vos e flexíveis. Se pegarmos essamétrica, o Brasil já temumpotencial de 3.000%de crescimento comparado aos dias de hoje. Atualmente, nos Estados Unidos e Euro- pa, os escritórios flexíveis já representam 6%de todo o imobiliário corporativo dis- ponível. Outro dado interessante é que o Brasil, segundo o último censo realizado em 2018, atingiu 1.200 pontos de espaço flexível e coworking, com grande poten- cial de crescimento. Hoje, apenas 270 cidades no Brasil con- têm um espaço de coworking. Os brasi- leiros estão adotando cada vez mais esse conceito colaborativo e o crescimento desse mercado é muito acelerado. Por exemplo: em número de novas locações, nos últimos três anos, o mercado de co- working ficou emprimeiro lugar no Rio de Janeiro e em segundo emSão Paulo. Isso ajudou a combater a vacância, a fomen- tar o crescimento, e contribuiu para que o Brasil saísse da crise, proporcionando aos empreendedores e grandes empresas reduzirem custos e não quebrarem. Por Érica Marcondes tamos um cãozinho mascote – o Arthur – e transformamos os ambientes de tra- balhos em locais mais humanos, como se fosse parte da nossa casa. E as vantagens de um modelo flexível / coworking? As empresas que querem expandir não precisam mais assinar um contrato de três anos ou investir num imóvel sem ter a certeza que ficará lá por muito tempo. Eliminar todas as contas, ter uma fatura só, ter muito menos risco, muito menos custo, sem precisar assinar contrato de longo prazo, principalmente quando não se tem certeza do futuro, e ter mui- to mais agilidade, pois os escritórios já estão prontos, são as facilidades que as empresas desejam. E mais: os clientes podem selecionar o escritório pelo App, a gente se comunica com eles por lá. Da mesma forma que você consegue um táxi pelo aplicativo, você consegue ter um escritório também! Esse modelo representa mais de um terço dos nossos novos clientes, e a ex- pectativa é chegar no final do ano com pelo menos 50% da nossa base sendo grandes clientes. Também não pode- mos esquecer que o escritório flexível é sinônimo de modernidade e passa uma mensagem muito positiva de inovação para os clientes. Estar nesse ambiente mostra que sua empresa é mais antena- da na nova economia. Trata-se de um mercado com muito espaço para crescer... Sim. No Brasil ele representa hoje apenas 1%de todo o espaço disponível corpora- tivo. Todos os estudos de todas as consul- torias imobiliárias – asmaiores do Brasil e E os benefícios para os facilities managers? O escritório flexível ou coworking não é concorrente domercado de FM. Ao contrá- rio, é uma solução que os gestores podem levar paradentrode suas empresas. Muitas companhias têm buscado os escritórios flexíveis para complementar a sua solução de portfólio de escritórios. Vale a pena le- var emconta a questão de deslocamento nas grandes cidades e repensar seu uso de espaço com base nisso. Em uma cidade como São Paulo, onde os funcionários se deslocamde vários cantos da cidade para o seu headquarter, por exemplo, na Vila Olímpia, seriamuitomais inteligente – em uma perspectiva de custo e qualidade de vida – que aqueles que moram no cen- tro trabalhem em uma unidade flexível na Paulista etc. Isso resultará em um uso de espaço de maneira mais eficiente, vai reduzir custo e aumentar um dos ativos mais preciosos no dia a dia atualmente que é o tempo dos funcionários. Remete diretamente a engajamento, retenção de talentos e produtividade. Divulgação Confira o Vídeo com a entrevista completa acessando: https://informativo.revistainfra.com.br/regus

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