Revista Infra Maio/Junho 2019

89 INFRA Outsourcing & Workplace uso de ozonizadores de água para subs- tituição de químicos usados na lavagem de banheiros e áreas críticas do ponto de vista de contaminação. Sem falar em ações voltadas para eficiência energética, como uso de lâmpadas eficientes e uso inteligente dos recursos hídricos, como reuso de água emictórios secos”, pontua. Já em 2019, foi criado um Comitê de Sustentabilidade na sede e em cada shopping para poder discutir iniciativas sustentáveis e metas da área para cada unidade de negócio. Por Érica Marcondes como uma vantagem competitiva. Temos a consciência do impacto socioambiental de nossos shoppings e, por isso, sabemos de nossa capacidade de gerar valor atra- vés de programas de educação ambien- tal, envolvimento das comunidades ao nosso redor e busca pela inovação. Isto já está acontecendo com a dissemina- ção desta cultura por toda companhia”, destaca Francisco Paulo, Coordenador Corporativo de Limpeza Profissional da Ancar Ivanhoe Shopping Centers. Nos últimos anos, a administradora de shoppings cresceu umamédia de 30% por ano em ações de sustentabilidade. Apenas em2018, foramrecicladasmais de 5mil toneladas de resíduos. “Com iniciati- vas como Telhado Verde (aproveitamento dos resíduos da praça de alimentação), pulamos de 4 para 14 empreendimentos realizando esta ação, fazendo compos- tagem de mais de 700 toneladas de re- síduos orgânicos. Outros exemplos são projetos como: Fábrica de Sabão, emque produzimos óleo reutilizado das lojas de alimentação, Coleta Seletiva, de resíduos como papelão, plástico, mas também eletrônicos, cápsulas de café e até bitucas de cigarro. Também fomos pioneiros no “As operações de limpeza profissional podem acarretar um alto potencial po- luidor, sobretudo químico, pelo uso de produtos de diferentes princípios ativos. Pensar em soluções inovadoras é funda- mental e necessário. Entendemos que o nosso esforço e contribuição podem ge- rar resultados importantes para um am- biente mais equilibrado. A Ancar Ivanhoe e a Maxi Service têm visões semelhantes quanto ao tema sustentabilidade, permi- tindo a busca em conjunto por soluções inovadoras e eficiência operacional. A prova disso são os ótimos resultados em sustentabilidade nos shoppings em que trabalhamos em parceria”, conta Francisco. No momento, a Maxi Service lidera um experimento para reciclagem de uni- formes já usados, podendo retornar à operação por meio de mop pó ou bolsas de transporte. Nelson Chinalha Divulgação Maxi Service Confira o vídeo sobre o funcionamento da operação de reciclagem: bit.ly/2YEfYme

RkJQdWJsaXNoZXIy Mjk5NzE=