Revista Infra Setembro/Outubro 2019

auditorias internas. Porém, possui três diferenças cruciais, que, apesar de pa- recerem simples, mudam completa- mente o resultado do sistema: 1. Atenção ao usuário final, e não somente ao cliente. Num setor onde existe terceirização, quarteirização, e às vezes até mais que isso, quantas vezes não perdemos o foco do resultado a ser alcançado, do verdadeiro benefi- ciário daquele serviço? Estamos aqui para aumentar a qualidade de vida do usuário final. Num momento econômico onde se vende o almoço para garantir a janta, a primeira coisa a ser sacrificada é a qualidade. Muitas empresas não conseguem quantificar o custo da não qualidade, e ao menor sinal de crise esse processo perde investimento OS REQUISITOS DA NORMA • Contexto: entender o contexto da organização, partes interessadas e escopo. • Liderança: definir o papel da liderança e comprometimento com o resultado. • Planejamento: analisar e tratar riscos, e planejar objetivos. • Suporte: conhecer, definir e prover todos os recursos necessários para a eficácia do sistema. • Operação: gestão de estoque, recursos humanos, relacionamento, definição de SLA. • Avaliação de desempenho: indicadores, auditoria interna, revisão do sistema • Melhoria: ações de melhoria registradas e analisadas. 2. Custo/benefício. Um sistema ou controle não pode ser mais custoso do que o benefício gerado por ele. Toda decisão deve ser baseada no custo/ benefício. 3. Planejamento, planejamento, planejamento. Foco no planejamento e acompanhamento. Seja orçamentá- rio, operacional, tributário, tudo deve ser planejado e revisto. Pensar em diferentes cenários, com o mercado melhorando, piorando, clientes sain- do e voltando. Quem planeja não se surpreende, seja qual for o resultado. Para quem já possui alguma certi- ficação, ela não é difícil de implantar. Os maiores desafios são relacionados à gestão de fornecedores de serviços de Facilities e controle de custos, que devem ser feitos de forma a garantir a sustentabilidade da empresa e seu futuro.

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