Revista Infra Janeiro/Fevereiro 2020

61 INFRA Outsourcing & Workplace Por isso, é muito importante a noção de que a melhor performance virá da construção de uma equipe diversa e capaz plinaridade. Nenhum profissional será abrangente o suficiente para atender com maestria todas as facetas do FM. Por isso, é muito importante a noção de que a melhor performance virá da construção de uma equipe diversa e capaz”. Ao imaginarem a profissão nos próxi- mos dez anos, amaioria dos profissionais citaram uma área de FM mais integrada com o business e com a operação, pro- jetando um setor bastante competitivo com profissionais capacitados. Tecno- logia e inovação de processos também marcam presença emmuitas respostas, projetando que as áreas de FM, manuten- ção e conservação abraçarão soluções tecnológicas (como, Internet das Coisas, automação e telegestão). Questões que também foram citadas ao longo da pesquisa, foi a necessidade de resolver problemas de relacionamen- to com fornecedores ou dentro da própria empresa; a necessidade da automação, para concentrar operações na mesma plataforma, BI (inteligência de dados) etc.; além da redução custo, que foi di- versas vezes mencionada como uma problemática muito enfrentada pelos gestores de FM, que estão sempre em busca de melhores soluções. Um dos principais desafios citado foi a dificuldade emgerar valorização para a área de FM dentro da organização, princi- palmente na visão da direção da empresa. Com foco em inovação e tecnologia dentro das empresas, a pesquisa dei- xou claro que o entendimento sobre o impacto da tecnologia ainda está muito superficial na área de FM. “Se falarmos sobre transformação digital, muitos ainda farão referência a digitalização de processos, que é umpas- so muito inicial do todo. Entendimentos superficiais sobre o tema, resultam em investimentosmilionários emumsistema de sensoriamento de vagas de estacio- namento, por exemplo, enquanto a so- lução atual estaria na melhoria do fluxo de carga e descarga de motoristas de aplicativos ou reserva e uso de bicicletas e patinetes”, explica Verdi. Segundo o CEO, o Brasil apresen- ta uma realidade muito curiosa. Existe um grande espaço para implantação de processos de digitalização com imensos ganhos de produtividade. Isso porque, ainda é possível encontrar nas maio- res empresa do mercado, processos de abertura de chamados, e execução de ordens de serviço e inspeções total- mente manuais. Assim, esclarece, “não podemos ficar ansiosos com as grandes transformações que estão vindo e dei- xar de agir nas melhorias imediatas e óbvias que podem ser implementadas agora mesmo”. Nesse sentido, a pesquisa concluiu que quanto mais especializado o gestor de FM e serviços for, mais ele pode buscar por inovação, combater processos enges- sados, investir em tecnologia, pensar na experiência do colaborador e se mostrar relevante para a companhia. Acesse aqui a pesquisa inédita com Coordenadores de Facilities: https://baixe-ebook-pesquisa- inventsys.subscribemenow.com/

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