Revista Infra Janeiro/Fevereiro 2020

65 INFRA Outsourcing & Workplace tado a outro através de um registro público (Public Ledger). Essa descen- tralização de registros aumenta a se- gurança das operações. Respeitado o tempo da curva de aprendizado, o blockchain é uma solução que pode ser implantada por uma equipe de TI ou ser contratada como serviço. Entre os ganhos principais estão: 1. acesso a novas tecnologias; 2. possibilidade de testar uma nova tecnologia sem necessariamente correr os riscos inerentes ao pro- cesso; 3. suporte ao cliente; 4. solu- ções compatíveis com o tamanho da empresa; 5. redução de custos, especialmente de energia. E mais: se for detectado qualquer problema no processo, é simples voltar para o ponto de origem. 4) Tudo como serviço (do inglês, Any- thing as Service – XaaS). Ganhará ainda mais importância no ano que se inicia. Se antes já estavamconsoli- dados alguns modelos de serviço em nuvem, como Software as a Service (SaaS, ou Software como Serviço), Plataform as a Service (PaaS, ou Plataforma como Serviço) ou ainda Infrastructure as a Service (IaaS, ou Infraestrutura como Serviço), agora basicamente tudo pode estar dis- ponível como serviço – enquanto continuamos a ver a evolução da nuvem em híbrida ou multicloud. Isso certamente está atrelado a um ganho de agilidade semprecedentes. 5) Inteligência Artificial (IA)/Machine Learning. Machine Learning – ou Aprendizado das Máquinas – deri- va da Inteligência Artificial e implica computadores ou robôs programa- dos para aprender a desempenhar algo que antes era restrito a huma- nos. Novos dados vão sendo gerados e transformados em informações que faltavam – ou, até mesmo, que nunca haviam sido consideradas em sua importância global. Isso certa- mente acaba encorajando equipes a melhorar o nível de desempenho profissional, entregando resultados muito mais próximos do nível de ex- celência desejado. Quando isso não acontece, a própria tecnologia está apta a detectar problemas e sugerir soluções de correção. Trata-se de um avanço útil e poderoso para as empresas. 6) 5G. Enquanto uma ou outra opera- dora de telefonia móvel anuncia sua tecnologia 5G, a quinta geração da internet móvel vem aí. É certo que …qualquer negócio pode perder competitividade e ficar para trás se as principais tendências da transformação digital forem negligenciadas vários players dessa indústria estão fazendo o possível e o inimaginável para que em2020 as pessoas tenham acesso ao 5G com tudo o que essa tecnologia implica, principalmente maior conectividade, velocidade e qualidade da comunicação em rede. Ainda mais do que isso, é o que es- tava faltando para impulsionar a In- ternet das Coisas (em inglês, Internet of Things – IoT). A nova geração de plataformas de IoT pode ajudar as empresas a combinar novas fontes de dados com as já tradicionais, examinando informações em tempo real. Esse tipo de iniciativa permite fazer novas correlações de dados e é fundamental para questionar o pensamento institucional, além de agilizar mudanças. 7) Multicloud. A hospedagemtradicional de TI está cedendo cada vez mais es- paço para a multicloud, que implica o uso de múltiplos serviços de nu- vem. Essa é uma grande tendência para 2020. As empresas deixam de depender apenas de um fornecedor de nuvem, onde seus dados e servi- ços são armazenados e gerenciados, e passam a contar com uma gama maior de fornecedores. Esse é um passo enorme e de relativamente baixo custo. O uso de múltiplas nu- vens representa maior flexibilidade, inovação e, também, conformidade regulatória. Trata-se de uma nova era de inovação nos negócios e que tem muito ainda que se desenvolver. Mas é um caminho sem volta, já que uma das virtudes da multicloud é desblo- quear agilidade, eficiência e econo- mia de custos sem precedentes.

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