Revista Infra Janeiro/Fevereiro 2020

67 INFRA Outsourcing & Workplace para o sucesso do seu negócio nos meios digitais. A esse trabalho se dá o nome de Search Engine Optimiza- tion (SEO) – um conjunto de técni- cas criado a partir dos parâmetros e algoritmos dos buscadores, que inclui mais de 200 fatores on e off page. Entre os fatores on page, está o conteúdo e diversas técnicas que o tornam relevante. 3) Aumenta sua autoridade: o acesso à informação é inquestionável. Até mesmo profissionais que eram tido como “semideuses” detentores de sabedoria, como os médicos, hoje são confrontados por seus pacien- tes hiperinformados pelo Google. Por isso, investir na construção de sua autoridade sobre determinado tema pode fazer toda a diferença. O relacionamento, assim como a confiança, é fruto de uma constru- ção que tem em seu cerne a comu- nicação. Por essa razão, o marketing de conteúdo é também uma ferra- menta para trabalhar a identidade e a autoridade de uma empresa ou profissional em determinada área de atuação. Por meio de conteúdos relevantes você mostra o seu conhe- cimento, compartilha informações que ajudam os leitores na tomada de decisão, que os acompanham e os incentivam a se aproximar cada vez mais, e com segurança, do seu trabalho. 4) A forma do seu conteúdo conta: SEO, escaneabilidade, copywriting... o universo digital revolucionou a comunicação escrita (também!) em função de um novo rei: os algorit- mos. Alémdas regras convencionais, a internet trouxe suas próprias re- gras para os conteúdos publicados on-line. É preciso conhecê-las e aplicá-las para que seu conteúdo possa contar a favor na sua estraté- gia de marketing digital. Textos com uma média de 500 a 700 palavras, títulos com cerca de 70 letras, pala- vra-chave no título, na introdução e pelo menos mais umas duas ou três vezes no miolo do texto, e for- matação na fórmula “F” são apenas alguns exemplos. 5) O conteúdo do seu conteúdo tam- bém conta: paralelamente, a ânsia das pessoas em serem um agente ativo no processo de comunicação, em consumirem conteúdos que “to- cam”, que não só fazem sentido, mas que tambémmexem com elas, é no- tável pela propagação das narrativas da vida real, pelo storytelling , pelo branded content . Conteúdos tocan- tes viralizam, podem tirar as pessoas da linda zona de conforto, trazer re- flexões e, no melhor dos mundos, levar à ação! Alémdisso, os robôs do Google já atingiram um alto nível de análise e entendimento, o suficien- te para avaliar se um conteúdo faz sentido, se tem coesão, coerência, lógica e fluência de leitura. 6) Ajuda a usar o potencial do Google para o seu negócio: para o Google, o cliente é rei, e sua análise leva sem- pre em consideração essa premis- sa. Ele quer que o usuário tenha a melhor experiência, ou seja, que ele encontre exatamente o que buscou, Os cinco primeiros resultados de uma busca são os que ganham 70% de todos os cliques com agilidade, clareza, praticidade e segurança. Para que o conteúdo da sua marca esteja em linha com esse objetivo, o trabalho começa bem an- tes da redação de um texto. Portanto, o planejamento de seu negócio ou de sua carreira e, consequentemente, de sua comunicação, é essencial. É preciso entender seu público-alvo, seus problemas, suas dores, como ele busca as soluções pra tais ques- tões e o comportamento dele em cada canal e ponto de contato, para que esse trabalho direcione a sua seleção de palavras-chave. 7) É uma importante ferramenta para trabalhar as palavras-chave: é quando o cliente digita um termo ou faz uma pergunta na barra de busca que tudo começa. É, portan- to, dessa ação que a estratégia do marketing de conteúdo parte. Ter volume de conteúdos de qualidade e bem estruturados em termos de palavras-chave aumenta sua força para aparecer nos resultados e te torna cada vez mais relevante para os termos trabalhados. Ou seja, a internet abriu um novo e vasto palco para todos explorarem sua capacidade de contar, ler e ouvir his- tórias. Mas a comunicação estratégica requer técnicas, ciência, planejamento, cuidados específicos e profissionalis- mo. Não basta ter conteúdo, é preciso transformá-lo em conteúdo de resul- tado, tendo como base planejamento e estratégia.

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