Revista Infra Março / Abril 2020

66 INFRA Outsourcing & Workplace AS CINCO TENDÊNCIAS PARA O SETOR DE MANUTENÇÃO E SERVIÇOS DE CAMPO EM 2020 ESTUDO MANUTENÇÃO mentos. “As inscrições nos treinamentos aumentarambastante. As empresas hoje em dia estão pensando até em lugares maiores para fazer os treinamentos por contadonúmerode inscritos. Antes eram emtorno de 300 técnicos, hoje está entre 500 e 700”, revela o profissional. 4) Os clientes estão mais exigentes: entre todas as empresas ouvidas, é praticamente unânime a opinião de que o cliente mudou. Segundo os profissionais, as empresas estão evi- tando a informalidade, buscando em- presas sérias e exigindo serviços com mais qualidade, agilidade e comprova- ção. “Vemos a importância do cuidado com o cliente para os bons resultados da Everest. O atendimento, sempre se alinhando as suas necessidades, a ex- periência no segmento e consequente credibilidade construída ao longo dos anos é o diferencial”, frisa Eduardo Do- mingues da Everest Telecom. 5) Velhos hábitos não são mais acei- tos: para corresponder a essas novas exigências de mercado, as empresas estão sentindo necessidade de mudar e investir em ferramentas e processos que sejam capazes de entregar a trans- parência, a agilidade e a qualidade que os clientes esperam. “Hoje os clientes estão exigindo muito mais transparên- cia. Não adiantamandar aqueles papéis antigos que mandávamos com ordem de serviço. Temque ser tudo eletrônico, com foto, registrado comdata e hora de atendimento”, aponta Eduardo Falcão, da FW Soluções Industriais. Todo o estudo está disponível no e-book “Retrospectiva e tendências: o ano de 2019 para o setor de serviços, as principaismudanças e como se preparar para 2020”. Baixe o material completo no link: <https://bit.ly/2upoTP6> . O Produttivo é uma análise do ano de 2019 para o setor de manutenção e serviços. O estudo abordou as principais mudanças que impactaramo segmento em 2019 e apontou caminhos para os gestores se prepararem para 2020. Entrevistando profissionais das áreas de instalação e manutenção de equipa- mentos, engenharia (projetos e obras), manutenção predial, frotas e telecomu- nicações, que estão vivenciando a área no dia a dia, foi possível compreender as principaismudançasqueaconteceramno mercadoatravésdeumpontodevistareal. Entre os profissionais, as opiniões são muito parecidas: o mercado de ser- viços, especialmente o de manutenção, instalação, inspeção e controle de qua- lidade, não são mais os mesmos. “De maneira geral, 2019 foi um ano melhor. Omercado cresceu, parece estar mais aquecidoegerounovas oportunida- des. Mas está longe de significar zona de conforto. Todososprofissionaisacreditam que a área está se transformando drasti- camente e em velocidade muito rápida”, analisaoCEOdoProduttivo, Victor Serta. Confira as cinco tendências para o setor de manutenção e serviços em 2020, apontadas por prestadores de serviços de campo e manutenção: 1) O mercado está crescendo rápido e as mudanças também são rápidas: a pesquisa identificou que o mercado de serviços de campo está em crescimen- to, mas também está se transformando rapidamente. Os profissionais que não se adequarem às mudanças e não bus- carem um nível de profissionalização cada vez maior correm o risco de não se beneficiarem deste momento de re- tomada. “Naminha opinião houve uma melhora nas oportunidades de serviços nas áreas de manutenção, instalação e na construção civil, em geral. Além do reaquecimento do mercado, é possível perceber o aumentona preocupaçãopor parte dos clientes coma contratação de serviços com o respaldo de empresas e profissionais especializados”, avalia o Diretor na Sóllida, Lucas A. Elmiro. 2) Existe maior preocupação com me- didas de segurança: essa preocupação envolve a qualidade dos serviços e a proteção dos trabalhadores. “A principal mudança pra mim é a questão da cons- cientização e incorporação dos cuidados comsegurança no dia a dia dos serviços. Hoje, os profissionais estãomuitomais habituados e conscientizados comdocu- mento que respeitem a legislação, uso e entrega de EPI’s e outras questões”, explica o responsável pela Segurança do Trabalho na Plotter, Eduardo Racks. 3) Cresce o número de participantes em treinamentos e capacitações: esse novo mercado também está vindo com profissionaismais qualificados. Ricardo Viana, umdos principais nomes da área deRefrigeraçãoeClimatização, contaque durante toda sua experiência, como téc- nico, supervisor e hoje como instrutor de aulas e treinamentos, nunca viuopúblico tãomotivado embuscar novos conheci-

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