Revista Infra - Maio / Junho 2020

30 INFRA Outsourcing & Workplace PARTE 1 – GESTÃO DE CRISE CONDUZIRNEGÓCIOSAPARTIRDAGESTÃODECRISEPELAVIDA Com o objetivo apresentar um conteúdo importante para empresários e empreendedores para momentos difíceis de gestão trazemos a tradução de um artigo publicado na edição de 27 de janeiro de 2020 da HBR - Harvard Business Review, de autoria de Martin Reeves, Nikolaus Lang e Philipp Carlsson- -Szlezak, que elaboraram 12 lições para responder a eventos de crise. Acompanhe: 1. Atualize a inteligência diariamente. Os eventos estão se desenrolando com uma velocidade espantosa, e a imagem muda diariamente. Apenas alguns dias atrás, parecia que o surto estava confinado à China e estava sendo controlado. Mais recentemente, vários epicentros de infecção de rápido crescimento surgiram além da China, sinalizando uma nova fase e potencialmente necessitando de novas estratégias de mitigação, em vez de contenção. Inicialmente, nossa equipe decidiu comunicar atualizações a cada 72 horas, mas passa- mos para um ciclo diário, não apenas para atualizar dados, mas também para reformular nossa perspectiva geral. 2. Cuidado com os ciclos de notícias. As organizações de notícias geralmente se concentram no que é novo e não no quadro geral, e às vezes não fazem distinção entre fatos e especulações. As notícias de ontem provavelmente molda- rão como sua organização pensa sobre a crise hoje. Quando expostos a informações que mudam rapidamente, seja uma nova tecnologia ou uma crise emergente, temos uma ten- dência sistemática inicialmente a ignorar sinais fracos e a reagir exageradamente a problemas emergentes antes de, finalmente, ter uma visão mais calibrada. À medida que você absorve as últimas notícias, pense criticamente sobre a fonte das informações antes de agir de acordo com elas. 3. Não assume que as informações criam informação. Em nosso mundo conectado, os funcionários têm acesso direto a muitas fontes de informação. Os líderes podem con- cluir razoavelmente que há tanta informação e comentários disponíveis externamente que não precisam fazer nada adi- cional. Descobrimos, no entanto, que criar e compartilhar amplamente um resumo regularmente atualizado de fatos e implicações é inestimável, para que não se perca tempo debatendo quais são os fatos - ou pior, fazendo suposições diferentes sobre os fatos. 4. Use especialistas e previsões com cuidado. Espe- cialistas em epidemiologia, virologia, saúde pública, logística e outras disciplinas são indispensáveis na interpretação de informações complexas emutáveis. Mas é claro que as opiniões de especialistas diferem em questões críticas, como políticas ideais de contenção e impacto econômico, e é bom consultar várias fontes. Cada epidemia é imprevisível e única, e ainda estamos aprendendo sobre as características críticas da atual. Precisamos empregar uma abordagem iterativa e empírica para entender o que está acontecendo e o que funciona - embora guiado pela opinião de especialistas. 5. Reformule constantemente sua compreensão do que está acontecendo. Uma síntese geral da situação e umplano para lidar com ela, uma vez capturados no papel, podem se tornar uma fonte de inércia. Um provérbio chinês nos lembra que os grandes generais devem emitir comandos de manhã e trocá-los à noite. Mas grandes organizações raramente são tão flexíveis. Os gerentes geralmente resistem à disseminação de planos até que tenham total certeza e depois relutam em mudá-los por medo de parecer indecisos ou desinformados, ou de criar confusão na organização. Um documento vivo, com uma “melhor visão atual” com carimbo de data e hora, é essencial para aprender e se adaptar em uma situação em rápida mudança. 6. Cuidado com a burocracia. Questões polêmicas, sensí- veis ou de alto perfil normalmente atraema revisão pela gerên- cia sênior, assuntos corporativos, jurídico, gerenciamento de riscos e uma série de outras funções. Cada um terá sugestões sobre como criar as melhores comunicações, levando a uma perspectiva excessivamente generalizada ou conservadora e a um processo lento e complicado. É essencial reunir uma equipe pequena e confiável e dar a eles espaço suficiente para tomar decisões táticas rápidas. O gerenciamento ex- cessivo de comunicações pode ser prejudicial quando cada dia traz à luz novas informações significativas. Use a veloci- dade do relógio de eventos externos como uma diretriz para acompanhar o processo interno, em vez de começar com o último como determinado. Um documento digital vivo pode aumentar a velocidade, evitando a demora de emitir e aprovar vários documentos e reduz o risco, pois pode ser facilmente atualizado ou retirado, conforme necessário. Além disso, a distinção clara entre fatos, hipóteses e especulações pode ajudar a comunicar uma imagemmais completa e mais sutil.

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