Revista Infra - Maio / Junho 2020

53 INFRA Outsourcing & Workplace ções tecnológicas digitais de verdade, robustas e eficientes, adequadas ao tamanho de cada companhia, é claro. O varejo deve consolidar o conceito de “omnichannel” através de estraté- gias integradas entre os seus diversos canais de atendimento, sejamonline ou offline, cujo foco será cada vez mais a experiência do cliente. Os gestores de espaços deverão usar toda a experiên- cia de anos adequando os ambientes de trabalho, agora para atender as lojas físicas, redesenhando esses espaços de forma integrada com os gestores de negócios para possibilitar a melhor experimentação da marca. Precisamos nos preparar também para reduções significativas de espa- ços (área ocupada) e, com isso, muitas simulações, estudos e consequentes mudanças de layout nos espaços de trabalho deverão ser feitas. Estudos apontam para movimentos relevan- tes no varejo o que também levará a reduções de custos fixos do pessoal de backoffice, ou seja, reduções dos escritórios administrativos virão com muita força em breve. Para os gestores de espaços de educação não será diferente, os cur- sos online já se provaram eficientes durante a crise. Vai haver uma revo- lução na forma como se aprende em todos os níveis e isso irá gerar mu- danças radicais em todas as estrutu- ras de ensino, com oportunidade de uma grande revolução nos sistemas de educação usando o online para atender a população e entregando aos alunos retreinamento contínuo, pois, na sociedade do conhecimento, não existe o “ex-aluno”. Ou você está aprendendo o tempo todo ou você está fora do mercado de trabalho. Novos hábitos corporativos irão ge- rar reduções significativas nas viagens de negócios que obviamente serão substituídas por vídeo conferências e assim novamente teremos impacto direto na gestão de espaços, infraes- trutura, revisão de políticas. Enfim, os gestores de Facilities terão bastante trabalho pela frente. Omodo de viver e de relacionar-se no trabalho vai mudar tanto que nós dividiremos a história em “antes do coronavírus” e “depois do coronavírus”. Alguns efeitos talvez não sejam imediatamente percebidos, mas a mudança de mentalidade há de criar alterações cujos efeitos ganhem escala só mais à frente. Os gestores de Corporate Real Es- …acreditamos em um “novo normal” para o bem da humanidade. Neste período de quarentena, tivemos oportunidade de experimentar hábitos diferentes, condições adversas e assim criar ainda mais resiliência para seguir com a gestão dos negócios, das nossas famílias e principalmente de nós mesmos através de reflexões profundas sobre o modo de viver e agir tate sempre conviveram com o tema de corte de custos, dada, é claro, a natureza dos serviços sob sua gestão que usualmente representam o 2º ou 3º maior conjunto de despesas das com- panhias. Neste momento de preparo para o pós crise, devemos ser ágeis e estar antenados. Transforme as ações de redução monetizando suas ideias criativas, visando aumentar a rentabi- lidade dos negócios com inteligência, sem deixar de lado o pragmatismo de entender a cultura, momento e nível de maturidade da organização em que você está inserido. Será importante ter claros os impactos de cada medida. É fundamental avaliar os reflexos das ações sob o aspecto humano e finan- ceiro (curto, médio e longo prazo) que moldam os negócios e a perpetuidade das empresas. Para isso, importante será a busca e o uso adequado de in- formações, bem como discussões com diversos agentes e decisores envolvidos com o seu negócio. Por isso, torna-se muito relevante que essa discussão integrada e coordenada, se ainda não estiver acontecendo, se inicie agora. Enfim, acreditamos em um “novo normal” para o bem da humanidade. Neste período de quarentena, tivemos oportunidade de experimentar hábitos diferentes, condições adversas e assim criar ainda mais resiliência para seguir com a gestão dos negócios, das nos- sas famílias e principalmente de nós mesmos através de reflexões profun- das sobre o modo de viver e agir. Com isso, todos pudemos experimentar algo que já era característica marcante de nossas atividades como Gestores de Facilities: SERVIR!

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