Revista Infra Fevereiro 2017

63 INFRA Outsourcing & Workplace Conflitos litigiosos que demandam tempo e a contratação de bons, e caros, advogados, assim como a interrupção das obras por denúncias aos órgãos fiscalizadores ou ações do Ministério Público poderiam ser evitados. Se uma obra é paralisada por algum mo- tivo judicial, ou por algum órgão de fiscalização e controle, não significa que os contratos com empreiteiras, fornecedores, prestadores de serviço, funcionários e demais envolvidos serão paralisados. Pelo contrário, não dá para desmobilizar uma equipe de obra de um dia para o outro. Os responsáveis terão que cumprir com seus contratos e pagar seus fornecedores. Quando uma nova obra começa a sair do papel, ela passa a lidar com o fator humano e ambiental. É im- portante que se inicie um trabalho de comunicação logo no início da construção, pois as pessoas/usuá- rios que serão impactadas, precisam receber informações precisas e sa- ber exatamente o que irá acontecer. Além de receber informações sobre o empreendimento, é mais importante que sejam convidados a participar do processo, opinando sobre certos procedimentos, dando sugestões e dicas importantes, ou seja, com o co- nhecimento local os envolvidos exter- nos podem prestar uma “consultoria” gratuita, prestando um serviço valioso que custaria muito dinheiro na con- tratação de especialistas. Só por meio de um processo de co- municação, com diálogo transparen- te, participativo, utilizando técnicas e canais corretos, um empreendimento poderá engajar os envolvidos de forma proativa. Importante que a população tenha um interlocutor responsável, que possa alinhar todas as expectativas e interesses em torno do empreendi- mento. Além disso, é importante ter uma estrutura de comunicação para que a população possa buscar infor- mações seguras e fazer suas reclama- ções, evitando o surgimento de boatos, especulações de vizinhos, notícias na imprensa ou nas redes sociais. Esses são alguns pontos a se consi- derar no fechamento dos custos para as obras de grandes empreendimentos de infraestrutura. A contribuição de um programa de comunicação bem pla- nejado certamente implica um custo menor do que gerenciar imprevistos no futuro. É necessário que a relação entre a comunicação e a engenharia seja entendida como uma ação estra- tégica capaz de prever riscos, minimizar impactos negativos, gerar uma opinião pública favorável ao empreendimen- to e garantir um ganho de imagem e reputação. Afinal, quanto não custa administrar o caos?! A contribuição de um programa de comunicação bem planejado certamente implica um custo menor do que gerenciar imprevistos no futuro

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