Revista Infra Fevereiro 2017

69 INFRA Outsourcing & Workplace NOVO TERMINAL DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE BH A Bacco Arquitetos projetou a reforma do novo Terminal do Aeroporto Interna- cional de BH, que propôs a instalação de diversas áreas comerciais na sala de embarque, conceito já utilizado em outros aeroportos no mundo. O projeto do Terminal existente, elaborado pelo arquiteto Milton Ramos, é um legado para arquitetura brasileira. Neste sentido, a proposta do trabalho desenvolvido procurou preservá-lo ao máximo e adaptá-lo às novas necessidades do aeroporto. No Terminal 1, o grande desafio foi dar sequência à qualidade do pro- jeto. Seria impossível conceber, no atual contexto, uma rampa ou uma escada como as existentes no prédio inaugurado em 1984, de uma beleza e qualidade de execução indiscutíveis. A cobertura de vidro foi reconfigura- da para assegurar melhor conforto térmico para os passageiros. A Bacco procurou resgatar alguns dos conceitos originais de Milton Ramos, liberando o espaço da antiga rua, que havia sido transformada em canteiros que blo- queavam a passagem, e que hoje, ape- sar de coberta voltou a ser uma rua. O desafio do projeto do novo Termi- nal foi tratar a dimensão do novo píer, que incorporou mais de 600 metros ao terminal existente. Os dois terminais são integrados e o percur- so atinge mais de um quilômetro de extensão num salão único. O amplo pé direito que permitirá, no futuro, a instalação de novas áreas comerciais, privilegiou a incidência da luz natural criando uma diferen- ciação no espaço projetado, tanto pela abertura das janelas na parte superior como no ritmo musical dos brises que protegem do sol. Os blocos onde estão situados os sanitários e as diversas instalações técnicas necessá- rias desenham o ritmo da fachada no lado terra. Três conjuntos de esteiras rolantes auxiliamminimizar o tempo de percurso dentro do terminal. A ideia que orientou a implantação do novo terminal foi a exploração do pátio de aeronaves já existente, incluindo uma diagonal que irá garantir a circu- lação dos aviões e permitirá as possi- veis expansões de áreas de exploração comercial e a implantação de novos terminais no lado terra. Além disso, essa solução minimizou as interferên- cias no sistema viário durante a obra. Fotos Ana Mello

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