Revista Infra Março 2017

36 INFRA Outsourcing & Workplace empregos, e também avaliar habilidades para papéis específicos. Um dos principais desafios para os profissionais de RH é contextualizar suas necessidades: “Que parte do processo de recrutamento ou seleção existente realmente se beneficiaria da ‘gamifica- ção’?”; “Em que níveis a ‘gamificação’ pode ser apropriada e agregar valor?”, as diferenças culturais e geográficas tam- bém devem ser consideradas. A “gamificação” pode proporcionar uma visão mais profunda do candidato em um período de tempo mais curto do que ler todos os currículos. Claro que os recrutadores ainda precisarão dos currículos, mas jogos sérios podem ser uma ótima maneira de identificar rapi- damente os candidatos mais aptos para entrevistas e processos de recrutamento. “Seres humanos sãomuito complexos, muitas vezes nósmesmos temos dificulda- des em executar nossos próprios planos. Coma “gamificação” nós usamos conhe- cimentos de psicologia, sociologia, antro- pologia, neurociência, dentre outros, para entender melhor as pessoas e ajudá-las a alcançar seus próprios objetivos. Muitas vezes, elas só precisam ser submetidas a umsistema de incentivosmais inteligente para fazeremo que precisame querem fa- zer”, comenta Cesar Barbado, especialista DOT e Gerente de Gamification e Games. “Colaboradores e executivos, como pessoas, compartilhammais objetivos do que somos capazes de perceber em um olhar superficial. O papel de uma estraté- gia de ‘gamificação’ de sucesso é encon- trar quais são esses objetivos comparti- lhados pelas pessoas e pela companhia, e estabelecer uma relação de benefício mútuo entre elas”, esclarece o especialista. De acordo com a Diretora de RH do Bradesco, Glaucimar Peticov, “Os pro- cessos de ‘gamificação’, ou jogos corpo- rativos, sempre estiveram presentes nas soluções de aprendizado da empresa, mesmo antes da implantação da Univer- sidade Corporativa Bradesco (Unibrad), em 2013. Naquela época já utilizávamos jogos de tabuleiros, quiz e outros for- matos, inclusive em cursos presenciais com fornecedores especializados, para desenvolvimento de competências como negociação, liderança, empreendedoris- mo, trabalho em equipe, entre outras.” Nos últimos anos, por meio das diversas pesquisas sobre o tema, e da evolução e velocidade das mudanças de cenário, a “gamificação” se tornou uma grande ferramenta da UniBrad no desenvolvimento das soluções de apren- dizado. Além de engajar o funcionário na aquisição do conhecimento, a ferra- menta se mostrou um poderoso meio de desenvolver o pensamento estratégico, Com a “gamificação” nós usamos conhecimentos de psicologia, sociologia, antropologia, neurociência, dentre outros, para entender melhor as pessoas Cesar Barbado , especialista DOT e Gerente de Gamification e Games Dennis Szyller, Gerente Nacional da Matific no Brasil TREINAMENTO Divulgação Divulgação

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