Revista Infra Março 2017

63 INFRA Outsourcing & Workplace O modelo garante, ainda, que a empresa possua sempre os melhores fornecedores do mercado, porque rea- liza constantemente uma avaliação e análise de resultados entre as compa- nhias e estabelece um processo claro de onboarding e offboarding que facili- ta a substituição, caso seja necessário. Inclusive, a recente aquisição global da Atos da Engaged ESM contribui para o processo, já que incorpora à Atos ainda mais competência em gerenciamento de serviços de TI, fundamental para a entrega de serviços gerenciados abor- dando temas como gestão de ambiente multiprovedores, e de análises, auto- mação e otimização de processos. Abaixo estão oito passos para inte- grar os sistemas de TI de forma eficiente dentro de uma companhia: 1) Defina estratégias e identifique ob- jetivos futuros para alcançar fatores críticos de sucesso. 2) Decida de que forma quer gerenciar seus serviços: um contrato único de fornecimento (full/sole-outsourcing) ou um contrato multiprovedor ali- nhado à entrega de cada pilar da companhia? 3) Verifique qual é a demanda especí- fica e a necessidade de TI em cada unidade do negócio. 4) Promova um clima de boas relações e colaborações, aplicando práticas de gerenciamento de relacionamen- to, informação e comunicação entre a companhia e os fornecedores. 5) Tenha um forte projeto de gover- nança, com propósitos, funções e responsabilidades claras em relação aos negócios, além de demandas regulatórias previamente mapeadas. 6) Cultive uma cultura de melhoria con- tínua, definindo um processo de ge- renciamento de serviços homogêneo entre os fornecedores, por exemplo. 7) Introduza ferramentas apropriadas para proteger os investimentos fei- tos pela companhia e alavancá-los como parte dos serviços oferecidos. 8) Garanta que os fornecedores tenham métricas contratuais e também acordos de nível de serviço (SLA), que auxilie no resultado direto do ecossistema multiplataforma do fornecedor. O maior exemplo de sucesso e ex- periência em um projeto de integração de sistemas é o que a Atos vem fazendo com os Jogos Olímpicos, desde 1992. O contrato de fornecimento desse serviço com o Comitê Olímpico Internacional (COI) vai até 2024. Com esse modelo, a empresa consegue realizar uma en- trega efetiva, junto com os melhores parceiros e fornecedores de tecnologia, em qualquer lugar do mundo onde os Jogos ocorram. Por realizar essa entrega durante tanto tempo, a companhia é capaz de prever eventuais problemas e elaborar um calendário efetivo de ações quatro anos antes de cada edição dos Jogos, com equipe totalmente dedicada e es- pecializada para o serviço. Na prática, isso garante que as Olimpíadas ocor- ram sem nenhum incidente de TI, com máximo aproveitamento da tecnologia e compartilhamento de informações em tempo real.

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