Revista Infra Maio 2017

42 INFRA Outsourcing & Workplace tribuir com o negócio da empresa em tempos difíceis. Acredito que quando um determinado debate ficamais intenso na sociedade e nas empresas a compreensão para adotar novas medidas se tornam mais fáceis e aí você tem de aproveitar. Exemplo, emumcenário onde se discute tanta corrupção, você olha para seus con- troles e vê que falta algo a implementar para evitar riscos e aí começa a melhora, revisando seu escopo de contratação de serviços, estabelecendo novos critérios para firmar parcerias. Aqui, temos crité- rios distintos para aquisição de serviços, separamos nossos controles para uma compra simples daquele que visa uma compra complexa, exemplo de uma par- ceria para serviços de longo prazo, onde este fornecedor vai estar junto a nós, logo precisa ser melhor avaliado. Já no âmbito da crise econômica é ine- gável o bom momento para o gestor de facilities, que detémmuitos contratos para negociar melhores condições, seja em preço ou aumento do escopo do trabalho. Omomento é bompelo fatode que ambas as partes estão interessadas. Na crise, esse é omomento de se ajustar e fizemos isso entre 2015 e 2016 com nossos contratos de aluguel, contratos grandes e peque- nos. Ter a área de compras sob o mesmo guarda-chuva é outra oportunidade. E quais são os principais desafios para se ter um alto nível do serviço em facilities? Primeiro você tem de conhecer bem as necessidades dos seus clientes internos e ouvir a liderança da firma. Não dá para estabelecer políticas e processos semessa primeira etapa, em segundo, faço mui- to benchmarking com o mercado para conhecer o que estão fazendo e terceiro conhecer a capacidade dos seus fornece- dores, nesse quesito, digo que não dá para se aventurar com qualquer parceiro que vai caminhar comvocê. Tambémé preciso entender os riscos e as características de cada serviço, estar amparado legalmente e aplicar o espírito de guardião do nosso negócio. É preciso ter pré-disposição e resiliência para ouvir e mudar, tornando os serviços aderente às necessidades da firma. Também não acredito na tese que há um único ou o meu modelo. É fácil comprar serviços no Brasil? Não, pois acho que temosmuitos serviços sendo vendidos como commodities. Acre- dito que toda a organização quer comprar omelhor serviço, comopreço justo, para a suademanda e essa combinação sóacon- tece quando o prestador de serviços con- segue entregar uma solução tailor-made para o cliente. A capacidade técnica é fun- damental, comotambémopreço justo,mas acredito que a área de compras junto com seu cliente devem ter papel de colabora- çãoparaqueo fornecedor já contratado se adapteou tenha tempoparacorrigir falhas. É um processo de comunicação, em que você notifica a falha, ouve o fornecedor, estabelecemjuntosmetasparacorreção, tal como ocorre emnossas carreiras, quando recebemos coaching. Como trata o tema da sustentabilidade na gestão dos espaços de trabalho da KPMG? Procuramos apoiar a grande maioria das ações encomendadas pela firma nesse tema e naquilo que é diretamente nos- sa responsabilidade, debatemos muito para conseguir implementar. Exemplo maior e gratificante foi a certificação LEED Gold (para interior de escritório) da nossa nova sede construída em 2015. Foi nossa grande oportunidade para con- solidar os valores de sustentabilidade da KPMG ao ambiente do escritório. Sempre quando me perguntam da dificuldade da certificação, respondo que é muito difícil, mas essa era nossa oportunidade para promover boas práticas ao meio ambiente e à firma. Qual seria uma mensagem para os profissionais de FM? Ainda temos muito a melhorar, preci- samos de profissionais que acreditam que podem desenvolver melhor nossos times de FM e parceiros. Eu me orgulho muito de ser um profissional de FM, por- que estar atuando no dia a dia me traz um aprendizado relevante e contínuo. São poucas profissões que permitem ter um leque tão grande de discussões e atividades a serem executadas, como as de FM. Um dia você precisa entender de tecnologia para construir um Data Center, no outro de limpeza, de com- pliance, acompanhar o mercado de real estate, de arquitetura, precisa entender de finanças e ter uma gestão que leve em consideração os quesitos sustentáveis. Ter esse aprendizado diário é o melhor presente que umprofissional de FM pode ter para sua vida. É preciso ter pré- disposição e resiliência para ouvir e mudar, tornando os serviços aderente às necessidades da firma. Também não acredito na tese que há um único ou o meu modelo DESTAQUE PROFISSIONAL

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