Revista Infra Agosto 2017

46 INFRA Outsourcing & Workplace E como será cada organização? Em princípio, todas as cisões criam algum nível de “ineficiência”. Se a empresa hoje tem um responsável global por Real Estate e Facilities, provavelmen- te precisará ter dois. Cisões, portanto, podem representar uma oportunidade para promoções. Mas, também há ris- cos. Como o portfólio de cada empresa será menor, as responsabilidades tam- bém serão. Isso significa que alguém que hoje tem uma posição compatível com seu perfil, amanhã poderá se tor- nar “muito grande”. Com relação a processos, sistemas e contratos, o mais fácil é replicá-los. Mas, será que isso sempre faz sentido? Se uma das organizações resultantes for substancialmentemenor, é possível que o processo sejamuito demandante, que o sistema seja muito caro ou complexo ou que o contrato não seja eficiente. FUSÕES E AQUISIÇÕES: ALCANÇANDO BENEFÍCIOS DE SINERGIA POR MEIO DA INTEGRAÇÃO DO PORTFÓLIO E OPERAÇÕES Enquanto nas cisões uma atividade frenética inicia-se no anúncio, omesmo não ocorre nas fusões e aquisições. E há um motivo: ainda que as duas em- presas tenham tornado pública sua intenção de executar uma transação de M&A, elas permanecerão sendo inde- pendentes até a data de fechamento. Na maior parte dos países, a legislação proíbe que as empresas coordenem suas estratégias de negócio. Elas po- dem trocar informações que não afe- tam sua competitividade. Também podem compartilhar os termos gerais dos contratos de locação ou o escopo dos contratos de prestação de serviços. Mas, dificilmente, poderão enviar uma a outra os instrumentos contratuais que têm celebrados com outras partes. De qualquer forma, a integração começa na definição do modelo de operação da organização consolida- da. Não é fácil. Cada empresa levará para a equipe de integração seus pro- cessos e sistemas. Trará também sua cultura, idiossincrasias e até acrônimos e bordões que só são compreendidos internamente. A equipe, alémde conhe- cer a estrutura e os processos de suas respectivas organizações, precisa ser capaz de entender práticas de mercado e comunicar-se em linguagem comum. Frequentemente, o modelo de ope- ração é estabelecido para o “Dia 1”, “Dia 100” e “após Dia 100”. O Dia 1 refere-se ao fechamento, quando as empresas começarão a operar de forma consoli- dada. Provavelmente, no Dia 1 as opera- ções serão realizadas “em paralelo”, ou seja, cada organização manterá o que tinha antes. Isso é consequência das limitações de colaboração. Já para o Dia 100, é esperado que tenham integrado a maior parte das operações. É uma meta arrojada, mas da integração dependem os benefícios de sinergias, que muitas vezes motivaram a fusão ou aquisição. Estas sinergias compreendem o portfó- lio imobiliário, a equipe de Real Estate e Facilities e a base de fornecedores. É possível, antes do fechamento, anteci- par estratégias preliminares e estimar custos e benefícios esperados. Porém, o alinhamento com as lideranças de negócio da empresa consolidada e a execução dos planos, envolvendo tran- sações imobiliárias, obras e mudanças, alterações da equipe e transformação na base de fornecedores, somente se iniciarão após o Dia 1. Os maiores benefícios serão de- correntes da consolidação do portfó- lio imobiliário. Muito provavelmente existirão unidades redundantes em determinadas regiões metropolitanas. Lembre-se que o custo de ocupação é somente um dos componentes para selecionar os imóveis que devem per- manecer e os que devem ser fechados. Além disso, você deve levar em conta também custos com a própria consoli- dação, prazo de expiração do contrato e a condição dos imóveis. Damesma forma que cisões normal- mente oferecem uma oportunidade de desenvolvimento profissional, fusões e aquisições costumam representar um risco, já que, em princípio, da integra- ção deverão advir sinergias. Contudo, também há uma oportunidade. Neste caso, os portfólios resultantes deverão ser maiores e, consequentemente, as posições resultantes deverão traduzir este incremento. EM RESUMO... Tudo indica que a atividade de M&A continuará a crescer e impac- tar as empresas de forma ainda mais intensa. A influência das iniciativas de M&A no contexto de Real Estate e Facilities é extremamente significa- tiva e inclui atividades dinâmicas e atraentes para profissionais e organi- zações da área que assumem papel de protagonistas, raramente percebido em outras situações. Além disso, do ponto de vista de desenvolvimento profissional, iniciativas de M&A com- preendem oportunidades e riscos para profissionais de Real Estate e Facili- ties. Entender o contexto e o passo a passo das transações é essencial para assegurar o sucesso.

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