Revista Infra Agosto 2017

Pensando na necessidade dos clientes focarem esforços em suas atividades-fim, tivemos oportunidade de contribuir para o desenvolvimento de um elaborado sistema de facilidades para os parceiros da Dikma: o Programa Motriz. Com implantação deste programa, observamos que a Dikma reforçou ainda mais um dos seus objetivos estratégicos: atuar como uma extensão dos seus clientes, garantindo ainda mais a eficiência operacional, com redução de custos. Sérgio Rangel Ramos - Consultor da Primvs conscientização de toda a equipe envol- vida sobre as boas práticas de não sujar, implementado por meio de uma série de campanhas educacionais, treinamentos e seminários. A proposta foi capacitar cada profissional para a importância de adotar atitudes comportamentais que eliminassem a perda de tempo em qualquer ação que não estivesse em sinergia com o escopo do negócio. O resultado foi além das expectativas. “O bom de- sempenho e a eficiência do Programa se devemao fato de, ao contrário de priorizar essencial- mente a operação, como ocorre com a gestão comum de serviços, a solução da Dikma estabelece uma conexão para o sucesso do projeto de terceirização, elimi- nando subjetividades, inserindo recursos de inteligência ao processo e privilegian- do tecnologia, métodos e técnicas mais eficientes”, avaliou Carlos Renato Penha. Ao garantir aos clientes omenor custo total, a Dikma fortalece sua cultura da melhoria contínua com benefícios mú- tuos, contribuindo para a construção de relações de parceria estratégica. O Programa Motriz também atua na conscientização do usuário final e principalmente dos colaboradores em relação à limpeza. Se queremos gastar de produtividade e performance a partir da revisão de processos e inovações”, explicou o Gerente Geral de Recursos Humanos da produtora de aço, Carlos Renato dos Santos Penha. Missão dada, missão cumprida. A mensagem foi mais que entendida pela Dikma Facilities, fornecedora da área de limpeza predial, que, ao buscar uma so- lução eficiente, desenvolveu o Programa Motriz, para a ArcelorMittal Tubarão, que tem como um dos pilares a metodologia TCO e permitiu, dentre outros, identificar oportunidades de redução de ferramen- tas e equipamentos para o ganho de pro- dutividade na empresa. Nesse quesito, os resultados foram reduzidos em torno de 45% em comparação a contratos an- teriores. Dentre as mudanças aplicadas, houve alterações em turnos de trabalho, frequências, roteiros, processos e, principalmen- te, um intenso trabalho de menos com limpeza, a melhor maneira é não sujar. O Programa prevê campa- nhas educacionais, além de realização de treinamentos e seminários com os envolvidos. A capacitação e conscientização dos profissionais de limpeza é indispensável para o aumento da produtividade. Com atitudes comportamentais que colabo- rem com a eliminação da perda de tem- po em qualquer iniciativa e práticas que não estejam em sinergia com o escopo, que deve ser construído de forma obje- tiva e necessária. Hoje, a Dikma utiliza a metodologia do Programa Motriz em seus contratos como uma ferramenta de aumento de performance e redução de custos, mas utilizando do seu know-how e com a expectativa de contar com a parceria da Primvs Soluções em Gestão preten- de transformar o Programa Motriz em uma consultoria, não atrelada neces- sariamente com a execução posterior do serviço. OBJETIVOS PRINCIPAIS DO PROGRAMA MOTRIZ: • Diagnosticar oportunidades de redução de custos diretos e indiretos. • Desenvolver novo modelo de contratação mais sustentável e eficiente. • Definir claramente acordos de nível de serviço. • Melhorar a satisfação dos clientes. • Capturar sinergias. • Diminuir burocracias. • Reduzir excessos em especificações. • Revisar processos, entre outros. Compromisso e responsabilidade www.dikma.com.br (27) 3434-1111 comercial@dikma.com.br Carlos Renato dos Santos Penha - Gerente Geral de Recursos Humanos da ArcelorMittal 7 INFRA Outsourcing & Workplace

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