Revista Infra Agosto 2017

PROGRAMA MOTRIZ: UMA INOVAÇÃO DIKMA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Eficiência, redução de custos e aumento de produtividade O s atuais avanços nas tecnologias au- mentaram ainda mais a velocidade das mudanças. Vivemos, hoje, numnovo ambiente globalizado, onde o diferen- cial competitivo deixou de estar focado unicamente na qualidade dos produtos e do atendimento, passando a incluir também a rapidez e a competência da organização em apreender, interagir e responder ao mercado. “A Dikma Facilities possui 21 anos de existência e ao longo de toda a sua histó- ria se posicionou como uma empresa fo- cada na entrega de serviços especializa- dos, personalizados e com o objetivo de proporcionar soluções para simplificar, aumentar a competitividade e diminuir os custos de seus clientes. A prestação de serviços da Dikma se diferencia pelo pronto atendimento, inovação constante e capacitação dos colaboradores, vol- tada para a otimização de processos e ganhos de performance. A companhia sempre atuou de forma interativa e sinergética com os valores e objetivos da empresa contratante, seu processo operacional é totalmente voltado ao rápido atendimento das necessidades dos clientes”, resume o Diretor Djalma Quintino Malta Filho. O compromisso e envolvimento de toda a equipe com a melhoria contí- nua, com a produtividade e eficiência nos processos delegados a empresa, conduziram o trabalho à conquista de importantes premiações, como o Prê- mio de Fornecedor Destaque do Prodfor A equipe da DIKMA se empenhou sobremaneira na absorção das metodologias do TCO e da Gestão Enxuta. Entendo que elas poderiam acrescentar muito em vantagem competitiva para a empresa junto a seus clientes. Riberto de Barros Araujo – Sócio-Consultor da Primvs -Programa de Desenvolvimen- to de Fornecedores; o Prê- mio Fornecedor Destaque, pela eficiência na gestão da qualidade de todos os seus processos; Prêmio Mérito Empresarial da Serra, concedido pela Associação dos Empresários da Serra, por destaque no campo de serviços dentro de sua região; o Prêmio Modelo de Excelência da Ges- tão, promovido pelo governo do Estado do Espírito Santo através do Compete- -ES; e, recentemente, o Prêmio IEL em Gestão Empresarial. No ano de 2015, na revisão do seu Pla- nejamento Estratégico, a Dikma Facilities se capacitou numa nova metodologia voltada para a melhoria da eficiência, por meio do Total Cost of Ownership (TCO, ou Custo Total de Propriedade, em português). Este aprendizado deu uma compreensão sobre a importância na formação dos preços que precisam ser alinhados com a agregação de valor ao cliente em todo o ciclo de uso do produto ou serviço contratado. Dessa forma, foi feito um levantamento e uma avalia- ção minuciosa de todos os contratos do período e cons- truída umamatriz de custos. Com esse detalhamento, fo- ram traçados planos de ação para tentar vislumbrar oportunida- des de redução de custos, priorizando aqueles itensmais representativos. Foram elencados 48 itens prioritários, determi- nados através de uma pontuação que confronta o potencial de ganho com a dificuldade de implementação. CASE ARCELORMITTAL Em 2016, após implantar um projeto para otimização de custos e melhoria de performance por meio de ações in- ternas e mudanças no relacionamento com seus fornecedores, a ArcelorMit- tal Tubarão fez contato com todas as suas contratadas para que repensas- sem a prestação dos seus serviços e buscassem alternativas para atingirem o objetivo do projeto. “A ArcelorMittal Tubarão tinha como meta gerar ganhos Djalma Filho 6 INFRA Outsourcing & Workplace

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