Revista Infra Outubro 2017

42 INFRA Outsourcing & Workplace carregamentode veículos elétricos emsuas unidades. Com as proibições a veículos a combustãoemdiversos países europeus, a eletrificação será cada vezmais tendência em todo mundo”, ressalta Guggisberg. ECOVAGAS É o que têm feito gestores de proprie- dades como a RV Gestão, há 12 anos no mercado de facilities management e que hoje comanda a administração do CEMHS – Centro Empresarial Mário Hen- rique Simonsen (Barra da Tijuca/RJ); do comercial Torre Presidente (Centro-RJ) e do Residencial GIFT (Vila Isabel-RJ). Com este portfólio, gerencia uma área total de aproximadamente 130 mil m 2 . No caso do residencial GIFT, não há vagas especiais, mas a questão da mobi- lidade é tratada com carinho a partir do uso de bicicletas compartilhadas entre os condôminos. “No CEMHS, alémde um bicicletário que atende parte dos clientes que se deslocam de forma alternativa, existe um projeto que visa selecionar vagas especiais destinadas a veículos elétricos e híbridos a partir de 2018”, afir- ma Alexandre Roxo, CEO da RV Gestão. Já no Torre Presidente, umprédio com certificação LEED Silver, a concepção le- vou em conta a integração dos sistemas públicos de transporte (hámetrô e ônibus na porta). Alémdisso, o prédio tem52 va- gas de estacionamento, sendo três delas destinadas a veículos de baixa emissão e baixo consumo. As “Ecovagas” têm locali- zação privilegiada na planta da garagem. Podemutilizá-las os veículos classificados com nota 4 ou 5 estrelas pelo programa Nota Verde do IBAMA ou classificados com o selo A pelo Programa Brasileiro de Eti- quetagem Veicular do INMETRO. Esses espaços estão demarcados e sinalizados complacas e já existe um circuito pronto e instalado, preparado para receber as to- madas para recarga de veículos elétricos. “De forma geral o assunto ainda não entra nas pautas das reuniões de condôminos como uma demanda real. Mesmo assim, estamos conectados a esta realidade, procuramos nos antecipar e oferecer ao cliente as melhores opções de conforto neste quesito”, conta Roxo. EMPRESAS DE ESTACIONAMENTO É o que tem feito também o grupo francês Indigo, à frente, por exemplo, da operação brasileira do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde são ma- nobrados mais de 5.300 carros por dia – um trabalho feito por 320 manobristas contratados e treinados pela empresa. Responsável por mais de 4.600 esta- cionamentos pelo mundo, sendo mais de 190 estacionamentos e 190 mil vagas em shopping centers, aeroportos, com- plexos de eventos, arenas, universidades, hospitais e centros comerciais no Brasil, a Indigo conta que no exterior a utilização de carros elétricos é uma realidade. E que por aqui tem seus complexos adaptados para receber este tipo de automóvel – caso do Indigo Center, localizado no centro histórico de Porto Alegre, onde há vagas para veículos elétricos/híbridos. A verdade é que amobilidade elétrica desponta, nocontexto internacional, como umamudança de paradigma para o trans- porte público e privado e um importante vetor para a construção de cidades mais inteligentes e eficientes. E por aqui não será diferente. “A pergunta não é mais se a ideia irá vingar, e sim quando e como. É só uma questão de tempo”, lembra Rena- to Povia Silva, do Grupo CPFL. E aí, o seu empreendimento está preparado? VANTAGENS E BENEFÍCIOS DA FROTA ELÉTRICA Sustentabilidade. Estes veículos apresentam baixa emissão de poluentes; alguns modelos têm emissão zero de poluentes. Eles são silenciosos, o que contribui para a qualidade de vida em geral. E econômicos; estudo da CPFL Energia mostra que o valor do quilômetro rodado de um carro a combustão, considerando o uso do etanol, é de aproximadamente R$ 0,19. No veículo movido à eletricidade, este valor é R$ 0,05, ou seja, quatro vezes menor. Por fim, há a isenção de IPVA em sete estados brasileiros (MA, PI, CE, RN, PE, SE e RS) e alíquota diferenciada em outros três (SP, RJ e MS). TENDÊNCIAS Fotos Divulgação As Ecovagas têm localização privilegiada na planta da garagem da Torre Presidente, no Rio de Janeiro Indigo Center, estacionamento em Porto Alegre adaptado para receber veículos elétricos

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