Revista Infra Outubro 2017

A PRIMEIRA E ÚLTIMA IMPRESSÃO Hospital Santa Paula prioriza gestão de estacionamento com foco na experiência do cliente e eficiência operacional. Retorno englobou uma redução de 15% na mão de obra e um aumento de 15% em resultados C ontrole de qualidade do atendimen- to, uso de tecnologia e revisão de fluxo viário são algumas das estratégias da gestora de estacionamentos Pare Bem para reduzir custos, tempo de espera e melhorar a experiência dos clientes no ambiente de saúde. Mesmo sendo um importante ponto de contato com o paciente, considerado como item crítico na maioria das vezes, os estacionamentos nemsempre ganham o devido destaque na gestão estratégica de hospitais e clínicas, sendo que, muitas vezes, não estão devidamente preparados para atender às necessidades específicas dos clientes. Por outro lado, quando bem gerido, pode impactar positivamente em diversos aspectos do negócio. OHospital Santa Paula (HSP), centro de excelência médica na Zona Sul de São Paulo, é um exemplo bem-sucedido. “Oestacionamentoéoprimeiroeoúlti- mopontodecontatocommuitosdosnossos clientes, e, portanto, é onde se constrói a primeiraeaúltima impressãodeles sobreo serviçoqueprestamos”, avaliaRobertoCer- deira, CEOdoGrupoPareBem. “Sobretudo naáreadasaúde, emquemuitasvezesessa pessoachegafragilizada,oumesmocomne- cessidadesespeciais, umatendimentoqua- lificadotorna-semaisdoqueumdiferencial. É uma necessidade básica”, complementa. Segundo Filipe Ferreira, diretor co- mercial do Grupo Pare Bem, além de influenciar na percepção de qualidade, a gestão eficiente da garagem ainda pode se tornar uma relevante fonte de lucro, contribuindo para a rentabilidade do hospital. “Uma das nossas atribuições é justamente alavancar a lucratividade dos estacionamentos por meio da redução de custos operacionais. Uma economia que, claro, deve vir sempre acompanha- da de ganhos de eficiência operacional e qualidade no atendimento, uma exi- gência básica do setor de saúde”, afirma. SANTA PAULA: A AUTOMAÇÃO COMO ESTRATÉGIA O Hospital Santa Paula atende, so- mente em seu serviço de pronto aten- dimento, cerca de 100 mil pacientes por ano. Para isso a instituição conta com mais de 900 colaboradores diretos e 536 terceirizados emum corpo clínico aberto de 1.500 médicos. No estacionamento, isso se reflete em cerca de 1.000 carros manobrados por dia, acomodados em 120 vagas. “Com tamanha demanda, precisá- vamos encontrar maneiras de reduzir o tempo de espera dos veículos e ainda aumentar a eficiência operacional de nosso estacionamento. Esta era uma de- manda prioritária não só para nossos clientes, como também para os médi- cos, que dependem diariamente desse serviço”, avalia Eloisa Falleiros, geren- te de atendimento e hotelaria do HSP. Para solucionar a situação, o Santa Paula apostou na terceirização da gestão do estacionamento, que é hoje feita pelo Grupo Pare Bem, detentor de uma das maiores plataformas de estacionamen- tos do Brasil, que administra atualmente mais de 90 mil vagas. A rotatividade é intensa. Para não perder o foco do acolhimento, o hospi- tal optou por oferecer serviço de vallet aos clientes e médicos – o que significa 6 INFRA Outsourcing & Workplace

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