Revista Infra Novembro 2017

9 INFRA Outsourcing & Workplace Fizemos este ano um contrato de Build Operate and Transfer (BOT) para a construção de uma ETE (...). Ela utiliza o que há de mais moderno em processo de produção de água de reúso Diariamente, circulampelo complexo cerca de 60 mil pessoas, que têm a sua disposição 350 lojas, sendo sete âncoras e sete megalojas, com ummix completo e qualificado, sendo referência na cidade no que se refere à gastronomia, lazer, moda e serviços. Só para se ter uma ideia, a maior academia da América Latina, Bodytech – Unidade Eldorado, ocupa uma área de aproximadamente 9.300 m 2 do shopping e acesso para pessoas portadores de deficiência. Quemnos recebeu para uma visita foi o Superintendente Sergio Nagai, enge- nheiro commais de 15 anos de experiên- cia emplanejamento estratégico, melho- ria da eficiência operacional, construção de equipes e gerenciamento de projetos para indústria de shopping centers. Há sete anos à frente da gestão do Shopping Eldorado, administrado pela Ancar Iva- nhoe, o executivo temmuitas (e ótimas) histórias para contar! Confira a seguir os principais trechos deste bate-papo. Quando iniciou suas atividades no Shopping Eldorado? Entrei em 2010 com um grande desafio, pois o shopping estava com uma vacân- cia um pouco mais elevada do que hoje e com uma série de melhorias que pre- cisavam ser realizadas na infraestrutura do empreendimento. Por isso, de lá para cá, focamos e investimos neste pilar. Em 2010, trocamos 11 elevadores e 28 esca- das rolantes. Outro importante projeto, concluído neste último ano, refere-se a nossa Estação de Tratamento de Efluen- tes – um investimento de R$ 3 milhões. Realizamos tambémuma reforma no ter- raço gourmet onde estão os restaurantes; estamos reformando o piso da Alameda de Serviços e investindo em sistemas de CFTV e combate a incêndio. Hoje o shopping tem 100% de cobertura Wi-Fi, além de carregadores para celulares nos corredores. Sua equipe é orgânica ou terceirizada? Só terceirizamos parte da segurança que é armada, mas a segurança interna, lim- peza, equipe do estacionamento e ma- nutenção – tudo é orgânico. Acreditamos que com os funcionários contratados diretamente por nós é possível proporcio- nar salários melhores, compor equipes mais enxutas que se tornam mais com- prometidas. Entendemos que o nosso resultado positivo é consequência da gestão dessas pessoas. Elas têm uma importância significativa para o sucesso da gestão do shopping, certo? Sem dúvida! Este é o ponto principal com o qual sempre estamos trabalhan- do. Temos um RH focado na gestão do time e treinamento de toda liderança. Com um time bom, conseguimos enxer- gar os resultados; já com um time ruim a possibilidade do sucesso diminui. O Eldorado configura entre as “Melhores Empresas para Trabalhar” no Brasil, con- forme a pesquisa do Great Place toWork® (GPTW), emparceria coma revista Época. A pesquisa (digital) é realizada shopping a shopping com todos os funcionários e, com as avaliações, reforçamos as melho- rias dentro do que for possível. O grau de satisfação de quem trabalha aqui é de 86 pontos, para ummáximo de 100 pontos. Você também está envolvido com o desenvolvimento do mix de lojas? Sim. Desde a minha entrada atuo forte- mente na melhoria do mix. Hoje, 85% do público que frequenta o Eldorado pertencem às classes A/B e temos a ca- racterística de ser um shopping demo- crático. Nossa taxa de vacância é 0,6%; preparamo-nos bem antes do início da crise econômica que estamos vivendo. Como foca a sua gestão na operação? De um lado o foco émuito direcionado ao treinamento e desenvolvimento do time, de outro avaliamos o empreendimento sob a ótica de três grandes pilares: • Varejo: Procuramos trazer para o nosso mix as lojas que atendem às necessida- des de compra dos nossos clientes; • Lazer e entretenimento: Nosso objetivo é oferecer entretenimento para toda a fa- mília. Inauguramos em 2015 o KidZania, que tem o apelo da educação através do entretenimento com interatividade, onde as crianças aprendem sobre as mais di- versas profissões. E uma operação como essa traz umpúblicomuito bacana. Expo- sições como The Elvis Presley Experien- ce e Beatlemania Experience são outras atrações que tivemos nos últimos anos e foram muito procuradas, trazendo para o shopping não somente os fãs desses artistas, mas também um fluxo adicional importante para o empreendimento;

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