Revista Infra Janeiro/Fevereiro 2018

47 INFRA Outsourcing & Workplace MODERNIZAÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO Parque D. Pedro Shopping modernizou sua ETE e passou a reutilizar 60% da água tratada, contra 25% antes da modernização, com economia mensal na casa dos R$ 15 mil SUSTENTABILIDADE O Parque D. Pedro Shopping é umem- preendimento administrado pela So- nae Sierra Brasil, é omais completo centro de compras, lazer, entretenimento, gastro- nomia e serviços da região de Campinas/ SP. São 394 operações, que inclui teatro para 300 espectadores, um complexo de cinemas com15 salas, centro de conven- ções e 8 mil vagas de estacionamento. O empreendimento é uma referência em sustentabilidade no setor, pois foi um dos primeiros a receber certificação am- biental, adotando desde sua construção políticas de preservação do meio am- Fachada do Parque D. Pedro Shopping, empreendimento referência em sustentabilidade biente, saúde e segurança ocupacional. O Diretor Adjunto de Operações, Guilherme Marini, nos conta os resultados obtidos com um projeto, que teve como princi- pal objetivo a modernização da Estação de Tratamento de Esgoto do shopping, alcançando dessa forma altos índices de reaproveitamento de água tratada. Essa modernização trouxe vários benefícios para dois principais stakeholders, lojistas e comunidade. Os lojistas são beneficiados com a redução do valor da taxa de rateio re- ferente ao consumo de água no condo- mínio, além de serem impactados pelo administrador sobre a importância da preservação dos recursos naturais. Já a comunidade é beneficiada com a menor utilização dos recursos naturais por parte do shopping, o que impacta diretamente no futuro desse recurso. Além disso, as ações realizadas são acompanhadas de uma divulgação com conscientização sobre o tema. Trata-se de um legado para as futuras gerações de que empresas e empreendimentos, como o Parque D. Pedro Shopping, podem deixar para as regiões em que estão inseridos. A modernização da Estação de Tra- tamento de Esgoto do shopping passou por vários processos que a tornou mais eficiente. Atualmente, passa a reutilizar 60% da água tratada, contra 25% antes da melhoria. A implementação do pro- jeto proporciona economia mensal de R$ 15.000,00 em comparação ao cenário anterior, além de: • A água que o shopping deixa de utilizar da concessionária fica disponível para o uso da população. Considerando os dados de consumo médio por casa da cidade de Campinas (aproximadamente 6 m3 por mês), o volume de água no- bre da concessionária que o shopping deixou de utilizar é o suficiente para abastecer cerca de mil residências com quatro moradores cada por mês. • A implementação da tecnologia de os- mose reversa, com membranas de alta tecnologia, atuam de maneira extrema- mente eficaz na remoção de pratica- mente todas as impurezas do efluente, permitindo assim disponibilidade para envio da água tratada ao sistema de ar condicionado – Central de Água Gelada (CAG) do Parque D. Pedro Shopping. Fotos Divulgação Guilherme Marini, Diretor Adjunto de Operações

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