Revista Infra Março/Abril 2018

tores da empresa e áreas do próprio setor, já que se trata de uma atuação multi e interdisciplinar e até mesmo para se posicionar no mercado como autoridade em um determinado tema. No entanto, comunicar por comu- nicar, não basta. O processo de comu- nicação só se finda no outro. É preciso ter bem claro e definido o objetivo da comunicação, o cenário no qual ela será realizada e, principalmente, o pú- blico ao qual ela será dirigida. Portanto, esqueça o lema “Trate os outros como você gostaria de ser tratado”. Quando o assunto é comunicação empresarial você precisa tratar as pessoas como ELAS gostariam de ser tratadas. O alinhamento do discurso ao pú- blico-alvo envolve um processo amplo que engloba a forma e o conteúdo da mensagem, bem como os meios, va- riando, inclusive, a forma de recepção e interação de um mesmo público em um ou outro canal/momento. A mesma pessoa que gosta de receber ofertas de cursos on-line pelo e-mail, por exem- É preciso ter bem claro e definido o objetivo da comunicação, o cenário no qual ela será realizada e, principalmente, o público ao qual ela será dirigida plo, pode não gostar de recebê-los pelo celular, assim como dados interessan- tes para a diretoria podem não ter a mesma relevância para os gerentes. Da mesma forma, como no amplo universo que compõe o setor, cada área tende a ter seus próprios jargões e termos técnicos, é necessário “traduzir” o que parece óbvio pelo conhecimento e uso sistemático. O facility management ainda tem de lidar com dois processos completa- mente diferentes de relacionamento – o Business to Business (B2B) e o Business to Consumer (B2C), tanto no ambiente interno, quanto no externo. E como o processo só se finda no outro, é indispensável estar apto a receber esses feedbacks de maneira sistemática, pois por meio de uma boa estrutura, eles retroalimentam o processo, lapidando-o, como um pe- queno diamante bruto – o diamante do relacionamento. Como se vê, é um trabalho que de- manda conhecimentos específicos, téc- nica, tempo, mão de obra... Recursos nem sempre disponíveis, já que o foco é a atividade-fim. Mas o mesmo processo em que o FM cuida das atividades-meio para que o cliente possa investir seus recursos em sua atividade principal, serve para que o próprio FM possa se dedicar a sua atividade-fim, sem abrir mão da importância da comunicação para seus negócios. SEGURANÇA E SERVIÇOS CONHEÇA OS NOSSOS SERVIÇOS: LIMPEZA PREDIAL; SEGURANÇA PATRIMONIAL; PORTARIA E CONTROLE DE ACESSO; SERVIÇOS DE APOIO. WWW.GRUPOINTERATIVA.NET @grupointerativaservicos BRASÍLIA 61 3363.4744 SÃO PAULO 11 5031.3146 GOIÂNIA 62 3225.0232 C0NFIE A SUA EMPRESA AQUEMÉ REFERÊNCIA EMFACILITIESSERVICES Ser referência é ter mais de 15 anos de mercado, 5.000 colaboradores Fale com o Grupo Interativa . Nós vamos até você para apresentar a solução perfeita para a sua empresa! e serviços customizados com qualidade comprovada por nossos clientes.

RkJQdWJsaXNoZXIy Mjk5NzE=