Revista Infra Maio/Junho 2018

15 INFRA Outsourcing & Workplace em parceria com o governo do estado, a iniciar os estudos de viabilidade técnica para a construção do “Aeroporto Metro- politano de Belo Horizonte”. A conclusão dos estudos indicou a área atual, localizada nos municípios de Lagoa Santa e Confins, como a mais recomendada para receber o novo empreendimento por contar com “ex- cepcionais condições meteorológicas e topográficas” e com baixa densidade populacional. Atualmente, a região do sítio do Aeroporto Internacional de BH é uma das únicas no Brasil que ainda permite grande expansão de instalações. INVESTIMENTOS CHEGARAM A QUASE R$ 1 BI Em 2016, já com a gestão da BH Air- port, um novo terminal de passageiros foi inaugurado, dois anos e meio após o início das operações pela concessionária. Os investimentos ampliaram a infraestru- tura para 26 pontes de embarque, mais de quatro mil vagas de estacionamento, nove esteiras de restituição de bagagem, três conjuntos de esteiras rolantes, 17 canais de inspeção de passageiros, 27 elevadores, 44 posições para aeronaves, 14 escadas rolantes, nova área de embar- que e desembarque internacional e novas opções de alimentação, lojas e serviços. Com 132 mil m2 de área, 62% maior, o aeroporto passou a ter capacidade para receber, com conforto e segurança, 22 milhões de passageiros por ano, mais do que o dobro da demanda atual. Na área comercial, a BH Airport tem buscado valorizar a cultura e a identidade mineiras por meio de sabores e produtos tradicionais do estado. Nesse sentido, o principal projeto foi a inauguração, em setembro de 2016, da Praça Mineira, um espaço de compras commais de três mil m2 de área que proporciona um mix de produtos e serviços selecionados pela sua história, tradição e qualidade, no con- ceito denominado sense of place (sentido de pertencer a um local). As operações internacionais no novo terminal de passageiros, que está total- mente integrado aos saguões de embar- que e desembarque já existentes, foram iniciadas em janeiro do ano passado. A partir da integração das operações do- mésticas e internacionais emummesmo terminal, o tempo mínimo de conexão entre esses voos chega a 50 minutos, um dosmenores do País, o que contribui para o fortalecimento do BH Airport como um hub (centro de distribuição de voos). O acesso e a circulação de passageiros na nova área do aeroporto são distribuí- dos em dois níveis. Os embarques para voos internacionais são feitos pelo nível superior da nova estrutura, por meio de um viaduto construído pela BH Airport. Já os desembarques ocorrem pelo piso térreo, assim como acontece nos princi- pais aeroportos do mundo. Para facilitar o deslocamento dos passageiros dentro do novo terminal, que tem 650 metros de comprimento, a nova área está equipada com três pares de esteiras rolantes. Além disso, há quatro esteiras de devolução de bagagens, cinco canais de inspeção, dois canais de inspeção da Receita Fe- deral e dez guichês para conferência de passaporte, além de 18 elevadores, nove escadas rolantes e mais 2.200 vagas de estacionamento ENTRE OS QUATRO MAIS PONTUAIS DO MUNDO Em janeiro deste ano, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte foi con- firmado como o mais pontual entre os aeroportos brasileiros, segundo a Punc- tuality League 2018 da OAG, empresa de inteligência especializada em análise do transporte aéreo mundial. Os voos sem atraso (em inglês, On-Time Performan- ce – OTP) são os voos que chegaram ao aeroporto com no máximo 14 minutos e Divulgação

RkJQdWJsaXNoZXIy Mjk5NzE=