Revista Infra Maio/Junho 2018

87 INFRA Outsourcing & Workplace Comtodas essas competências, tem- -se um profissional com visão ampla da organização, ou seja, uma visão sistêmica ou holística. Pode-se ainda acrescentar a definiçãode FacilityManagement segun- doa ISO41011:2017: “Funçãoorganizacio- nal que integrapessoas, locais eprocessos dentro de um ambiente construído com o propósito de melhorar a qualidade de vidadaspessoas, ampliar aprodutividade donegócioda empresa e dos serviços in- ternos”. Portanto, as competências citadas estão incorporadas na definição de FM segundo a norma ISO 41011:2017. Para fazer com que a área de FM seja percebida como geração de valor para todos os stakeholders algumas premissas podem ser trabalhadas com esse objetivo: 1) Comunicação: o profissional de Fa- cility Management precisa desenvolver estratégias de comunicação entre as diversas áreas da empresa, na busca de parcerias, para que as ações a serem implementadas sejam empoderadas por todos. 2) Ferramentas de divulgação: dentre elas pode-se citar TVs corporativas, in- formativos, dentre outras ferramentas para divulgação das atividades e dos benefícios para a organização decor- rente de ações bem implementadas. 3) Atender bemo cliente interno: pro- porcionar aos clientes interno atendi- mento de alta qualidade decorrente de ações que gerem valor e que seja percebido por eles. 4) Tecnologia: grande aliada do FM, que sofre constantemente pressão para redução de custo. Pode-se citar como exemplo, a tecnologia de automação, que torna os processos de manutenção mais eficientes e precisos. 5) Design: quando se pensa na inte- gração de pessoas com o meio físico, o design é muito importante para pro- porcionar a sensação de bem-estar com o meio. 6) Pesquisa de satisfação: realizar pes- quisas com o público interno é uma importante ferramenta de verificação para captar a percepção de como os clientes veem a área de FM e seu im- pacto na estratégia corporativa. 7) Ouvidoria: o professional de FM precisa desenvolver a habilidade de ouvir seu cliente, compreender suas demandas e desenvolver ações nesse sentido. 8) Apoio da alta direção: para que a área de FM possa desempenhar seu pa- pel estratégico, é fundamental o apoio (…) a capacidade de comunicação interpessoal, em todos os níveis da organização, é um dos principais requisitos que um FM deve ter da alta direção, ou seja, é preciso que ela se envolva, que compre a ideia da importância dessa atividade vital ao sucesso estratégico da organização. 9) Indicadores de resultados: a área de FM deve desenvolver indicadores que reflitam de forma consistente suas ações e os benefícios para a organização como um todo. 10) Conhecimento das diretrizes es- tratégicas: conhecer as diretrizes es- tratégicas é fundamental para as ações de FM por que as direcionam para os objetivos estratégicos organizacionais. 11) Modelo de gestão: as estratégias devem estar adequadas ao modelo de gestão a ser implementado, para que a área de FM possa exercer de forma consistente suas ações no contexto da estratégia. 12) Perfil empreendedor: vem se consolidando como uma exigência, não só para os profissionais de FM, mas para todos os colaboradores da organização. 13) Rever periodicamente os proces- sos: uma organização pode ser vista como um conjunto de processos que se inter-relacionam, e que devem ser gerenciados, de forma a se produzir mais com menos. 14) Sustentabilidade: é preciso criar nas organizações uma cultura para a sustentabilidade, não só para a sobrevi- vência do negócio, mas também como ganho de competitividade.

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