Revista Infra Julho/Agosto 2018

24 INFRA Outsourcing & Workplace AMBIENTES MAIS HUMANIZADOS, SAUDÁVEIS E QUE PROMOVAM MAIS INTEGRAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA ARQUITETURA | por Bruna de Lucca* E stamos diante de um movimento muito valioso para a convivência e produtividade do ser humano. Estamos repensando, em todas as esferas, como oferecer ambientes mais humanizados, saudáveis e que promovam mais inte- gração e qualidade de vida. Consequen- temente buscamos elevar a saúde física e emocional daqueles que utilizamespaços com arquitetura embasada e funcional. Não menos importante do que a integração entre pessoas, a sinergia entre pessoas e instituições, e com as disciplinas com as quais convivem, é im- portantíssima. Essa sinergia reflete em nosso subconsciente e traz resultados significativos quanto à produtividade e o engajamento. Quando falamos de escolas, vemos em larga escala as unidades educacionais do país se reinventando em seu aspecto físico para atender à constante evolução tecnológica e de comunicação. Sabemos que há ainda muito a se fazer, mas o pri- meiro passo é sempre abrir o horizonte dos agentes de ensino, e mostrar que a arquitetura atua como agente aliado aos resultados que buscam elevar a qualida- de de vida, a humanização e o bem-estar de seus alunos. Nós, arquitetos, projetamos a maior ferramenta que um aluno tem em sua posse quando pisa no ambiente escolar: o espaço físico. A tecnologia é essencial, mas o espa- ço precisa estar adaptado a essa tecno- logia: uma sala multimídia tem formato diferente na disposição de mesas, um auditório que promova debates precisa ter formatomais parecido comum fórum do que com um teatro, uma sala de aula com diversas ferramentas de comunica- ção não pode ter cadeiras e mesas fixas. E por aí vai. Dentre tantos detalhes que pensa- mos, a qualidade do espaço físico é quase protagonista quando buscamos suprir, em cada criança/adolescente, o que chamamos de suas necessidades fundamentais. Necessidades essas que vão da esfera fisiológica à esfera social. Hoje o cha- mado “ambiente de alta performance” deixa de ser aquele que gera as melhores notas e passa a ser aquele que gera a produtividade com qualidade de vida, ou seja, promove satisfação em todos os quesitos necessários à realização de um ser humano, de uma criança (o sucesso curricular é apenas um deste quesitos, mas hoje já sabemos que a plenitude do indivíduo vai além disso). Como exemplo de uma inserção pen- sada para complementar a excelência curricular, projetamos para o Ensino Fun- damental do Colégio Agostiniano São José, um retrofit de sua área de vivência/ pátio voltado à integração da natureza, do ser humano e da arte. Atrelando as características regionais e históricas, ao estilo de Piet Mondrian, en- contramos nesse artista, fonte inspiradora para uma releitura feita exclusivamente para o grande muro do pátio do Colégio Agostiniano. Forammais de 30metros de- senhados àmão para o cliente. Emais de mil m2 de pátio revitalizados e integrados à natureza através do paisagismo. O interessante da releitura é que com ela podemos aplicar à arte original um pouco de nossa visão sobre a obra e Arquiteta Bruna de Lucca e o Sócio, Rodrigo Mancini. Divulgação

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