Revista Infra Julho/Agosto 2018

ANTES E DEPOIS 25 INFRA Outsourcing & Workplace Área de vivência do ensino médio do Colégio Agostiniano São José - Unidade 02 Hall de entrada do Colégio Agostiniano São José - Unidade 01 Fachada do Colégio Agostiniano São José - Unidade 01 Auditório do Colégio Agostiniano São José - Unidade 01 adaptá-la ao cenário/realidade em que esta será inserida. No caso do muro do Colégio Agostiniano pudemos trazer à tona uma paleta de cores mais variada e uma leve interferência na exatidão das linhas retas originais de Mondrian. Mas o importante é que a essência de Piet Mondrian, através de seu neoplasticismo, se manteve ali e foi a origem e inspiração de toda a composição. Ao inaugurarmos o pátio, em entre- vista ao corpo de docentes e pais, refor- çamos as informações acerca de Mon- drian, que como grande estudioso de sua época e precursor do neoplasticismo, tinha como influências fundamentais em sua obra as teorias e leis de grandes estudiosos que o precederam, buscando sempre aprofundamento no estudo da ciência e da arte. Essa conexão que começa na arte e ultrapassa suas fronteiras para a ciên- cia, passando pela história da sociedade agostiniana, torna a releitura de Mon- drian ainda mais especial para o local projetado. Há embasamento em cada linha projetada. Em espaços por nós projetados para áreas educacionais, em especial em áreas de integração e encontro, sempre buscamos inserir elementos relevantes e significativos. Acreditamos na aplicação estratégica da arte emnosso cotidiano. O desenvolvimento da percepção artística, o enriquecimento cultural e o despertar de interesses acerca de temas que nos levem ao aprofundamento na arte, na arquitetura, na cultura e na história deve ser fomentado e despertado em nossas crianças, em nossa sociedade. Acredita- mos que a arte deve nos ser apresentada de forma mais simples e inusitada, para que se torne leve e agradável. É essencial despertar naturalmente o conforto visual, o olhar crítico e a curiosidade do usuário. Como arquitetos, precisamos acre- ditar no propósito e premissa de tudo o que projetamos, e mais: precisamos embasá-los. Desde uma edificação à arte aplicada a um muro. O contato direto com a arte e o despertar dos sentidos naturais causado por essa inserção são essenciais ao desenvolvimento da per- cepção artística das crianças. Uma nova era da educação se inicia e, com ela, soluções reais precisam ser pensadas para cada centímetro quadra- do dos espaços educacionais. * Bruna de Lucca é Diretora do Studio BR Arquitetura & Design. Fotos Divulgação

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