Revista Infra Julho/Agosto 2018

68 INFRA Outsourcing & Workplace ROTA ESTRATÉGICA Gestores e empresas prestadoras de serviços traçam caminhos e soluções inovadoras em gestão de frotas e abastecimento de veículos GESTÃO DE FROTAS | por Érica Marcondes G erente Administrativo Financeiro da SNEF Brasil, Thiago Barcellos Diniz está acostumado comos inúmeros desa- fios que o cargo impõe. Da sede em Belo Horizonte ele também comanda as sub- sidiárias na América Latina (Energy Power MéxicoeSNEFChile) eas recém-adquiridas pelo Grupo: a MaxControl Tecnologia, no Rio de Janeiro, e a Sequor Softwares In- dustriais, no Rio Grande do Sul. Com uma equipe en- xuta de 20 colaboradores e contratos terceirizados para serviços gerais, se- gurança e portaria, Diniz cuida do planejamento estratégico, de contas a pagar e receber, do mercado de câmbio e capitais estrangeiros, das operações estruturadas de tesouraria, do relacio- namento com instituições financeiras e da gestão dos produtos financeiros, e ainda acumula outras três gerências: de Infraestrutura (viagens, aluguéis, limpeza, manutenção, seguros, gerenciamento de espaço etc.), Tecnologia da Informação e Gerência de Administração de Obras. E é principalmente nessa última em que a gestão de frotas mais apoia a estratégia da empresa, hoje commais de 1.600 co- laboradores e especialis- ta na área de engenharia eletromecânica e gestão de projetos com implan- tações por praticamente todo o País. “Realizamos serviços em diversas localidades do Brasil, de grandes centros a pequenas ci- dades sem muita estru- tura. Desde que assumi a gestão de frotas, mais do que realizar a gestão de custos, nossa preocupação é promover a mobilidade de nossos co- laboradores com segurança, de forma padronizada, com qualidade, conforto e agilidade. Fazer com que eles possam ter essas condições para prestar o ser- viço, com certeza, traz resultados para a companhia”, explica. Questionado sobre os pontos-chaves a serem observados pelos gestores para uma administração de frotas eficiente, Diniz aponta que é necessário mapear as rotas, lugares e acessos, definindo o tipo de veículo, quilometragem e tem- po de utilização; ter uma política bem definida para os usuários; identificar os melhores parceiros, que estejam ali- nhados com os princípios da empresa e que possuam tecnologia para gerar informações pertinentes; possuir um sistema que possa centralizar a infor- Thiago Barcellos Diniz, da SNEF Brasil Divulgação Divulgação

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