Revista Infra Julho/Agosto 2018

69 INFRA Outsourcing & Workplace mação e apoiar na tomada de decisão e, o mais importante para o sucesso: conscientizar os usuários a seguirem as instruções e normas para preservação de sua segurança e evitar prejuízos à vida e também para a empresa. “Temos parceiros estratégicos, como a Localiza para locação de veículos, Ecx Card e Alelo para gestão de combustível, além de parceiros locais onde a capila- ridade dessas empresas ainda não che- gou. Quando iniciamos a estruturação do setor, os índices de economia eram impressionantes, atingindo até 50% de redução de custos, conquistados com ações simples como: análise prévia das localidades; verificação do percurso médio e do tempo de utilização com o responsável pelo centro de custo; orien- tação ao usuário para cumprimento das regras. Na medida em que os resultados acontecem, passamos a ter mais visibili- dade e mais pessoas embarcamno com- promisso de redução de custo, a base de dados aumenta, a gestão dessa base melhora a política e permite identificar volume para melhores negociações com os parceiros, tornando o ciclo virtuoso. Além disso, a gestão conjunta com os parceiros e a tecnologia agregada ao processo ajuda a reduzir custos internos tornado equipes ‘inchadas’ em equipes ‘enxutas’”, conta. Hoje a área dispõe de importantes ferramentas de gestão. Os relatórios de custos extraídos do Enterprise Resource Planning (ERP, emportuguês Sistema In- tegrado de Gestão Empresarial) somados aos relatórios dos parceiros gerados na sua própria base e disponibilizados de forma on-line permitem dizer que, em média, a redução é de até 12% dos cus- tos fazendo uma boa gestão de frotas e orientando bemas pessoas, resume Diniz. INOVAÇÕES A FAVOR DOS RESULTADOS Falar em gerencia- mento de frotas é tratar de três pilares essenciais. O controle engloba ques- tões como o consumo de combustível, tempo de operação e intervalo entre as manutenções; a operação trata das regras sobre o uso dos veículos, evitando desvio de funções e prejuízos; e o monitoramento lida com os mecanis- mos de rastreamento e com o software responsável pelo gerenciamento da frota. O desafio da vez é descobrir como o de- senvolvimento tecnológico está afetando e ainda irá afetar a gestão desse serviço tão estratégico para as companhias. Indo mais a fundo, é a utilização planejada e unificada de ferramentas como cartões de abastecimento, serviços de telemetria e manutenção das frotas. A seguir, você poderá conferir algumas das soluções disponíveis no mercado. SOLUÇÕES EM GESTÃO E ABASTECIMENTO Empresa de meios de pagamento e gestão de frotas, a ValeCard lançou re- centemente o Business Intelligence, uma plataforma que promete ajudar o gestor a elevar o grau de eficiência e reduzir custos. Segundo o consultor de Frotas, Roberto Falco, a ideia é que o cliente acompanhe a evolução da frota com base na análise de produtividade dos veículos. Entre os in- dicadores possíveis estãométricas como veículos ativos versus inativos, índice de consumo de combustível por tipo e idade da frota, alémda possibilidade de custo- mizar o relatório e demonstrar o tempo médio de utilização da frota. Com uma solução própria oferecida ao mercado há pelo menos cinco anos pela Locali- za Gestão de Frotas , a telemetria realmente se mostra uma ferramenta poderosa para analisar a utilização dos veículos (quilometragem, tempo de uso, consumo aos fi- nais de semana etc.), va- lidar o abastecimento com localização dos automóveis e verificar a condução de cadamotorista (aceleração, frenagem, excesso de velocidade etc.). “Com ela conseguimos apoiar estra- tegicamente o nosso cliente por meio do uso eficiente do combustível, redução de acidentes e maior controle das equi- pes que estão em campo. Isso porque, o comportamento dos condutores, prin- cipalmente pelo excesso de velocidade, está diretamente ligado ao número de si- nistros por veículo. Ou seja, como contro- le pontual e ágil, conseguimos oferecer mais segurança para as pessoas e para a operação, inclusive formalizando estí- mulos para os bons condutores”, ressalta João Andrade, diretor-executivo da Lo- caliza Gestão de Frotas, que atualmente conta com 45 mil veículos e ferramentas de gerenciamento da frota online, com possibilidade de obter relatórios custo- mizados, alinhados com o negócio e à estratégia da empresa. Para a Arval Brasil , pertencente ao grupo francês BNP Paribas, frota de 23 mil veículos e uma equipe de 170 cola- boradores em todo o território nacional, a oferta de telemetria e de relatórios di- gitais são demandas constantes em seu dia-a-dia, conta o diretor Comercial e Deputy General Manager, Andrea Falcone. João Andrade, da Localiza Gestão de Frotas Victor Gontijo

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