Guia do Facility Manager

8 INFRA Outsourcing & Workplace ABERTURA perfeito. E nada melhor do que a apatia seletiva para “remediar” esse mal. A apatia seletiva é fundamental na promoção do equilíbrio mental. Ela está em tudo o que os indivíduos são capa- zes de controlar e dedicar totalmente a energia física e mental. Ou seja, ao focar em coisas com as quais nos importamos, conseguimos resultados melhores, dimi- nuímos os níveis de ansiedade e aumen- tamos a produtividade. Além disso, ela nos “habilita” a aceitar as imperfeições. Com ela, fortalecemos o “movimento” dos imperfeccionistas, grupo que foca no autoconhecimento, mas longe do conceito de “atenção plena”. Não é difícil notar o aumento deste modelo de consumidor com a intensifi- cação de campanhas realistas, sem reto- ques, que deverá ser a maioria embreve. E essa é uma das vertentes que o grupo defende. Alémdisso, observam-se exem- plos desse movimento empaíses como a França, que já conta com lei que exige vei- culação com aviso sobre imagens irreais, visando, principalmente, o combate aos distúrbios alimentares. Outro caso é o da farmácia CVS, que contemplará até 2020 uma espécie de selo “CVS Beauty Mark” em todas as imagens da marca que não tenham sido retocadas. Esse é apenas um dos casos de como as empresas po- derão se relacionar com esse perfil de consumidor. Qual será a melhor forma de conver- sar comesse grupo de indivíduos interes- sado emmenos ansiedade? Simplifique a experiência de compra e brinque com sarcasmo. A chegada da tecnologia 5G, capaz de aprimorar as transmissões em tempo real, será um artifício para indús- tria se comunicar com esse público. Ha- verá uma adesão domovimento asiático “assista agora, compre agora”. A TECNOLOGIA COMO ALIADA Falando de mundo digital, não pode- ríamos deixar de citar a era tecnológica, que já alcançou diversos patamares. Há quem ame e quem goste menos, mas uma coisa ninguém pode negar: o de- senvolvimento tecnológico muito rápi- do é um caminho sem volta. E com isso um novo perfil de consumidor surge: os aumentalistas – grupo que defende os avanços tecnológicos, mas quer que a vida seja otimizada por ela, em vez de consumida. E há pessoas otimistas com relação a como as máquinas podem con- tribuir – ainda mais – em nossa rotina. Uma pesquisa da Harvard Business Review com indivíduos dos EUA, Canadá, Reino Unido, China e Brasil apontou que 52% dos pesquisados acreditam que a Inteligência Artificial (IA) será positiva e outras 82% afirmaram que suas últimas interações coma IA foram satisfatórias. O que é interessante é que 92% reconhece que a IA estará presente mais cedo ou mais tarde em suas vidas. Estudiosos acreditam que haverá um impacto relevante na sociedade com a combinação da inteligência humana à artificial, como, o crescimento exponen- cial da produtividade e a ascensão da indústria neurotecnológica. Segundo o relatório Emerging jobs, do LinkedIn, os quemais serão beneficiados são os enge- nheiros de aprendizagem de máquinas, seguidos pelos cientistas de dados. A consultoria Gartner prevê que até 2020 “a IA vai criar 2,3 milhões de postos de trabalho e eliminar 1,8 milhão”. Situações que envolvem o ambiente da IA e a tecnologia, que consideraríamos que aconteceria somente em um futuro distante, já estão a alguns passos. Elon Musk, da empresa Neuralink – que de- senvolve pesquisas que visam aprimorar o cérebro por meio da tecnologia – de- clarou recentemente: “Já somos cibor- gues. Seu telefone e seu computador são extensões de você, mas a comunicação ocorre por meio dos seus dedos ou da fala, o que a deixa muito lenta”. Nesse sentido, Musk ainda acredita que logo será possível encontrar dispositivos como a “rede neural” – implantados e conecta- dos ao cérebro –, que vai permitir que as pessoas interajam com um computador sem tocarem no teclado ou no mouse. Mais uma vez, tudo sinaliza que a tecnologia 5G vai chegar e estimular a adoção em massa dos recursos de RA e RV e causará um grande impacto no futuro da propaganda, principalmente as marcas que querem conversar com esse público. Neste ponto, profissionais das agências precisam analisar como o marketing colateral poderá sobreviver nas diversas plataformas (móveis e desk- top) e superfícies (óculos inteligentes e telas de RV). Ou seja, mais um desafio que tira a indústria da zona de conforto. E a pergunta que fica: no que sua em- presa vai apostar para ganhar mercado em 2020? Serviços: Mais informações em: http://www.wgsn.com/pt/ Um novo perfil de consumidor surge: os aumentalistas – grupo que defende os avanços tecnológicos, mas quer que a vida seja otimizada por ela, em vez de consumida

RkJQdWJsaXNoZXIy Mjk5NzE=