Revista Infra Setembro/Outubro 2018

52 INFRA Outsourcing & Workplace PALESTRAS ALGUNS INSIGHTS DAS PALESTRAS ABERTURA Para o Presidente de Mesa, Paulo Fernando de Camargo Pereira, diretor da Palavra Prima Comunicação, a área da educação vivencia uma grande transformação, momentomuito propício para evidenciar a importância do olhar da inovação frente à gestão patrimonial das instituições – tão fundamental para o sucesso do negócio quanto o plano pedagógico. Segundo ele, é necessário e urgente gerenciar as escolas em todas as suas dimensões. “Hámuito tempo as escolas acharamque poderiamviver apenas da eficiência e da qualidade pedagógica. É preciso ir além, ou seja, valorizar outras áreas como a de facilities management, pensando não só na realidade econômica, mas também em aspectos como: agilidade na resolução de problemas, promoção da sustentabilidade e avanço da regulamentação”. Paulo Fernando de Camargo Pereira, Diretor da Palavra Prima Comunicação TRANSFORMAÇÃO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE A todo momento ouvimos falar sobre como as tecnologias estão transformando a maneira de trabalhar e conduzir os negócios, bem como o impacto das estratégias corporativas frente aos clientes, que buscam novas experiências constantemente. Neste momento de ruptura, em que as tecnologias emergentes e as inovações generalizadas são difundidas rapidamente, é preciso observar como está organizada a área de FMno ambiente educacional, demodo a atender às demandas do negócio e continuar sendo competitivo. “Quando pensamos em tecnologia e criatividade, temos que perguntar sobre o futuro, por exemplo: ‘Qual a ten- dência da evolução da manutenção nos próximos 10 anos? De que forma as novas tecnologias podem deixar a operação mais eficiente (IoT, BIM, IA, 5G, RFID...)? Como tornar a edificação realmente sustentável?’. Ou seja, temos que procurar respostas para a tomada mais assertiva de decisões, visando o impacto no longo prazo, e que apoiem o planejamento e os objetivos da estratégia do negócio educacional para o presente futuro”. Léa Lobo, Diretora de Redação da Revista INFRA OVERVIEW DO MERCADO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL CEO da Hoper Educação,WilliamKlein forneceu umoverviewdo potencial domercado da Educação no Brasil. O pa- lestrante também apontou as mudanças ocorridas no ambiente educacional de forma a orientar os gestores sobre como deverão pensar o presente-futuro de um setor emcrescente expansão.Trata-se, segundo ele, de ummercado com muitas oportunidades, mas também de muitos desafios no que tange a rápida evolução tecnológica. Alunos de um curso online do Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA), por exemplo, passaram cinco meses aprendendo com um robô, sem desconfiar, comentou ele.“É preciso olhar para a tecnologia, pois é ela que irá atrair mais alunos para as instituições. Há casos em que a evasão nas universidades se deu pela má qualidade do sinal de internet”. Com base nesse panorama, a sugestão foi para que o gestor de facilities passe a considerar com mais atenção a robótica, a inteligência artificial, a internet das coisas, nanotecnologia, a impressão em 3D, o armazenamento de energia, a biotecnologia, a computação quântica e até mesmo os carros autônomos, uma vez que a transformação de hábitos poderá impactar na gestão de serviços de estacionamento, por exemplo. Outro alerta feito por Klein diz respeito ao fato dos grandes grupos internacionais que chegamao Brasil priorizarem a locação imobiliária em detrimento da compra de uma instalação. De acordo com ele, uma mudança que poderá ter forte impacto na gestão dos ativos e dos serviços. Como curiosidade, o palestrante ainda citou a FACENS, em Sorocaba, quando se fala em smart campus, e sobre o Nanodegree – modalidade de ensino caracterizada pela alta formação de competência em curto espaço de tempo e mais acessível em termos financeiros se comparada a cursos de pós-graduação tradicionais. WilliamKlein, CEO da Hoper Educação Fotos KOI Films

RkJQdWJsaXNoZXIy Mjk5NzE=