Revista Infra Novembro/Dezembro 2018

85 INFRA Outsourcing & Workplace CBRE SERVIÇOS DO BRASIL Na visão de Thomaz Catunda, Diretor Executivo da CBRE Servi- ços do Brasil, o mercado de Pro- perty e Facilities Management está passando por uma grande transforma- ção, principalmente, decorrente da ve- locidade das transformações originadas pelas novas tecnologias utilizadas nas atividades de gestão e pelo impacto de grandes volumes de serviços geridos glo- balmente por empresas como a CBRE, a qual atende corporações em todos os continentes, proporcionando benefícios de escala e resultados os quais somente uma empresa com esta capacidade glo- bal poderia oferecer. Catunda observa que “diante de um mercado o qual sugere novas soluções comvelocidade nunca vista anteriormen- te, as decisões e resultados obtidos são testados quase que diariamente, exigin- do permanente aperfeiçoamento dos processos e dos profissionais”. O Diretor Executivo reforça ainda que a multiplicidade de soluções aplicadas por Facilities Management nas corpora- ções, muitas vezes, exigem quebra de paradigmas. “Propor soluções como compartilhamento de estações de tra- balho objetivando redução de custos de ocupação; e também, utilização de aplicativo para locomoção ao trabalho de forma compartilhada e assim dimuindo a necessidade de vagas de garagem; e ainda, utilização de tecnologias de video conferencia visando a redução de custos de transporte; ações sustentáveis geran- do beneficios quantitativos e qualitativos à comunidade, entre outras”, reforça. A CBRE fornece plataforma completa de gestão de serviços visando gerar va- lor e benefícios tangíveis aos clientes, seja no mercado local ou globalmente. “No Brasil, nossos serviços de Property, Facilities e Project Management estão integrados e combinam capital humano e soluções customizadas visando apoiar os objetivos de nossos clientes com solu- ções inovadoras, redução de custos ope- racionais e maximização dos resultados financeiros. Ademais, nossas políticas de Compliance garantem operações com alta confiabilidade aos nossos clientes”, resume Catunda. “O Brasil passou por tempos difíceis no periodo recente, resultando em de- mandas e desafios ainda maiores pelos clientes, porém, através de ações sus- tentáveis, revisão dos processos, treina- mento intensivo de nossos profissionais e aumento da tecnologia aplicada, su- peramos as expectativas dos clientes”, finaliza o Diretor Executivo. GRUPO BRASANITAS FACILITIES SERVICE O Grupo Bra- sanitas tem a gestão unificada de soluções em todos os setores de atuação como mote de seu bu- siness e a busca constante pela excelência em multis- serviços como princípio. A empresa vê a integração dos serviços como um ca- minho sem volta, para ganhar em custo, em sinergia de operação e ter uma inter- locução única, estando em linha com os tomadores de serviços, que também enxugaram suas estruturas de gestão. Para o Diretor do Grupo, Marcello Salva- tore, “o mercado está passando por um momento de transição, de um volume de contratos de facilities muito incipiente, já que contratava e geria os serviços se- paradamente, para o conceito de Facility Management, que omercado começou a demandar, influenciado pela necessida- de de redução nos seus custos e também por influência domercado externo, onde o Total Facility Management (TFM) já é uma realidade há muito tempo. Por essa razão, a estratégia do grupo é seguir para o conceito de Total Facility Management. “Esse é um caminho que traz sinergia entre as atividades, ganho de escala e produtividade. E é isso que todo o mercado está buscando atual- mente. Além de outra coisa que é muito importante: estabelecer um canal único de comunicação, pois a empresa (clien- tes) não tem mais pessoas nem tempo suficientes para diversos interlocutores”, explica Salvatore. Por outro lado, a empresa não vai abrir mão da especialidade, através de suas unidades de negócios, onde cada uma delas tem uma área técnica especí- fica. “Esse é o nosso diferencial! Somos um provedor de solução integrada e, para isso, essas especialidades têm de ser muito atuantes”. Dentro do conceito de TFMoutros ser- viços poderão ser agregados. “Somosmais de 20mil funcionários e 18 filiais, então, já temos uma área de facilitiesmanagement ‘dentro de casa’, que cuida de frota, loca- ção, telefonia, viagens, estadias... Portanto, não temos nenhuma dificuldade emassu- mir essas demandas, caso seja necessário, para compor o TFM em qualquer cliente. Eu acho que esse é o futuro. Talvez algu- mas coisas fiquem um pouco mais para frente, mas no final esses serviços serão integrados”, adianta Salvatore. Fotos Divulgação

RkJQdWJsaXNoZXIy Mjk5NzE=