Revista Infra Novembro/Dezembro 2018

92 INFRA Outsourcing & Workplace qualidade, serviços mensuráveis e expe- riências verdadeiras no dia-a-dia, tudo medido em tempo real”. Finaliza, reforçando que é vital para o mercado seguir com a busca por au- tomatização e integração digital dos processos com economia de tempo que orienta um novo modelo de gestão de serviços. “Chamamos de Facilities Ma- nagement 5.0, uma versão com mais valor, que você, Léa Lobo, e sua equipe sempre nos traz, a luz do conhecimento é fundamental para continuarmos as transformações necessárias. Um ótimo 2019 para nós! ”. GOCIL SEGURANÇA E SERVIÇOS Celso Lima, Diretor Comercial da Gocil declara que a empresa está se posicio- nando de uma forma mais es- tratégica com re- lação ao ano de 2018, ou seja, usando CRM, alinhado a área de inteligência de mercado, e com isso estão conseguindo identificar o público certo de clientes para a Gocil. “Nosso foco será na integra- ção de serviços de FM juntamente com foco no cross selling, identificamos que temos um potencial enorme dentro de nossa própria carteira de clientes. Em 2019, nossa expectativa é crescer algo en- torno de 30%comparado a 2018”, reforça. Lima entende que alinhado a essa estratégia, de que as mudanças tecno- lógicas e inovações estão impulsionan- do as soluções e gestão de FM em nos clientes, sabem que oferecer mais do mesmo não é a solução. “Por isso, es- tamos sempre nos perguntando “Quem são nossos clientes e o que querem?, ou seja, se não tivermos controle de quem são nossos clientes e o que eles querem, o serviço vira apenas mais um custo ou uma “commodities” , sem qualquer noção de geração de valor”, reforça o Diretor Comercial. “Em termos práticos, para nós 2019 é o ano da “geração de valor”, ou seja, oferecer serviços com: custos competi- tivos, inovação tecnológica, baixo risco de implantação, foco na satisfação dos serviços prestados, ganho de produtivi- dade e sustentabilidade”, finaliza Lima. CUSHMAN & WAKEFIELD ChristianMina, Diretor Sênior de Facilities Manage- ment daCushman &Wakefield, disse que para atender às exigências de um mercado que evolui a cada dia, a empresa vem se apri- morando em inovação e tecnologia com o objetivo de tornar o Facilites Manage- ment um suporte estratégico de negócios para seus clientes. “A tendência desse mercado, para os próximos anos, aponta que os espaços de trabalho continuarão se modificando, commaior mobilidade - menos salas e mesas de trabalho e mais espaços coletivos -, com a finalidade de aumentar a eficiência e a sinergia no tra- balho e, ao mesmo tempo, proporcionar melhoria na experiência do ocupante. A tecnologia é outro fator preponderante. Estamos contribuindo para a transforma- ção de ambientes inteligentes, e com isto, transformamos amaneira que prestamos os nossos serviços. “Smart buildings” demandam, consequentemente, “smart workers””, reforça. Mina destaca que eles trabalham para trazer cada vez mais automação dentro dos ambientes, com conectivi- dade IoT, Inteligência Artificial, Big Data e machine learning. Mais sensores que antecipam necessidades e favorecem a evolução e a popularização da auto- mação. “Aplicações simples compro- vam esses avanços: sensores em salas de reuniões, por exemplo, detectam a ocupação desses espaços e determinam a regulagem automática da temperatura ambiente, gerando melhor controle de acessos, dimensionamento correto das equipes, de recursos e de investimentos, trazendo resultados muito positivos em longo prazo”, exemplifica. Para ele, esse mercado vem amadu- recendo nos últimos anos e o formato da terceirização está ganhando cada vez mais espaço. Novos nichos de em- presas, como grandes multinacionais dos segmentos farmacêutico, de óleo e gás, químico e hospitalar, entre outros, estão entrando para a chamada Primeira Geração de FM e grande parte delas está adotando o modelo de contratação de full-service. “Os clientes estão buscando uma concentração maior de fornecedo- res, com melhor medição dos níveis de serviço”, observa. “A Cushman & Wakefield também vem se preparando para esse futuro com a implementação de metodologias processuais de trabalho desenhadas para aumentar a eficiência e gerar me- lhores resultados utilizando, por exem- plo, os métodos Scrum e Canvas. Em palavras simples, estamos fazendo MAIS, com MENOS, investindo e nos modernizando cada vez mais para aten- der, com eficiência e expertise, as ten- dências de FM para os próximos anos”, resume o Diretor Sênior de Facilities Management. MERCADO Fotos Divulgação

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