Revista Infra Janeiro/Fevereiro 2019

35 INFRA Outsourcing & Workplace (…) mais organizações estão recorrendo a sistemas e processos de FM automatizados, orientados por análises, para simplificar as atividades gerais da área de processos manuais. Para isso, mais organizações estão recorrendo a siste- mas e processos de FM automatizados, orientados por análises, para simplificar as atividades gerais da área. Isso dá aos gerentes acesso às informações de que eles precisam para tomar decisões acer- tadas frente a um número excessivo de informações e contingências a serem atendidas diariamente. Os FMs também precisam lidar com relacionamentos cada vez mais comple- xos com fornecedores. Como os fornece- dores serão pagos, quantos e por quanto tempos os contratados estavamno local, quando foram pagos, se o trabalho exce- deu ou atendeu às expectativas e quais outros termos dentro do acordo de nível de serviço devem ser atendidos. Essas questões refletem a crescente complexi- dade das relações fornecedor-negócios, mas imaginem como esse cenário se ex- pandiria para um negócio do varejo que esteja presente em mais de 20 localida- des. O grande volume de gerenciamento desses muitos relacionamentos resultará em imprecisões nos relatórios, atrasos no pagamento e falta de contabilização nos gastos com instalações. No entanto, a tecnologia moderna pode agilizar o processo de fornecedores e terceirizar todo o processo para uma outra parte, colocando as tentativas e tribulações de gerenciar esses relacionamentos comple- xos nas mãos de especialistas do setor. Outro ponto é que as edicações mais antigas continuamsendo outro problema que afeta o FM no varejo. Os acessos, as redes elétricas, o encanamento, os sis- temas de eliminação de águas residuais etc. Os gerentes podem acompanhar as necessidades de infraestrutura de uma única instalação, mas é quase impossível manter uma instalação proativamente se os custos associados à aquisição de suprimentos ou peças necessárias para reparo e manutenção de ativos for cada vez mais alto do que o esperado e/ou essas peças demorarem a chegar. Uma infraestrutura envelhecida contribui para o estresse e a sobrecarga dos gerentes de FM, e os consumidores continuam sendo implacáveis. Eles po- dem ignorar um pequeno detalhe, mas quando chega a hora de decidir entre fazer compras em seu estabelecimento de varejo versus seu concorrente, é mais provável que os consumidores escolham o concorrente, desde que sua instalação tenha o menor detalhe que vá além do estado de sua instalação. Até mesmo estradas de acesso e entradas para suas instalações devem ser consideradas no orçamento de FM, e se os consumidores tiverem dificuldade em atravessar seu estacionamento sem raspar o fundo de seus veículos, eles irão para outro lugar. Enquanto isso, os problemas com a rede elétrica ou o encanamento em sua área podem afetar drasticamente sua capacidade de atender às necessidades básicas dos consumidores, como oferecer banheiros públicos ou criar umambiente confortável quando a rede elétrica não funcionar corretamente. Embora a falha do sistema elétrico possa estar fora de seu controle, sua organização pode tomar medidas para evitar que ele cause impac- to negativo nas experiências do cliente. Por exemplo, a simples adição de um gerador de backup para o seu siste- ma HVAC pode ajudar os funcionários e convidados a permanecerem confortá- veis em suas instalações e, se o gerador estiver conectado aos seus sistemas de ponto de venda, sua organização terá menos probabilidade de sofrer prejuízos. Enfim, a atividade de FM no varejo é imprescindível no contexto da estra- tégia dos negócios da área, afinal esta- mos falando do mercado de consumo e varejo, que juntos movimentam 8% dos R$ 5,6 trilhões do PIB brasileiro, onde o consumo das famílias representa R$ 4,6 trilhões e o varejo de bens representa R$ 1,3 trilhões. Acompanhe a seguir as informações das duas pesquisas. VAREJO EM TRANSFORMAÇÃO A pesquisa inédita Varejo em transfor- mação, realizada pela Deloitte, de 6 a 21 de novembro apresenta como os varejis- tas guiaram seus negócios diante de um cenário complexo, bem como as tendên- cias de comportamento do consumidor brasileiro. O levantamento foi aplicado junto a representantes de 126 organiza- ções, de varejo e bens de consumo, que fazem parte de 20 segmentos econômi- cos. Os dados apontamque grande parte das empresas reduziram suas despesas, aumentaram as vendas e melhoraram as suas margens de resultados em 2018 após mudarem o plano de vendas.

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