Revista Infra Janeiro/Fevereiro 2019

Dados Informação Conhecimento Desempenho Plano de Ação 61 INFRA Outsourcing & Workplace está sendo cumprida? O que medir para sair da subjetividade para a ob- jetividade? Ou seja, transformar dados em Conhecimento, para que se possa elaborar plano de ação e corrigir o que está errado ao mesmo tempo se tem condições de melhorar e padronizar o que está sendo cumprido? Dados: são observações documenta- das ou resultados da medição; Informação: é o resultado do proces- samento, manipulação e organização de dados; Conhecimento: ato ou efeito de conhe- cer, é ter ideia ou a noção de alguma coisa; Plano de Ação: contramedidas para solução e ou melhorias; Mas de nada adianta ter um painel cheio de indicadores e não fazer nada com isso! “Ter um painel de indicadores e não entendê-los, é como estar diante de um avião e não saber pilotar.” E nesse caso, “menos é mais”. E como a área de Facilities pode se beneficiar ao gerenciar os Indicadores? Os indicadores possibilitam mo- nitorar os serviços fornecidos aos clientes e com isso identificar e im- plementar oportunidades de melho- rias nos processos Utilizar os indicadores para: • acompanhar o cumprimento das nor- mas e regulamentos; • identificar, gerir e apresentar os resul- tados do profissional e da área de Fa- cilities, na expectativa de padronizar processos efetivos e minimizar custos; • acompanhar a performance dos con- tratos de fornecimento; e • melhorar a performance da qualidade da área com constante otimização de custos. QUAIS OS PASSOS PRINCIPAIS PARA GARANTIR O CUMPRIMENTO DE UM SLA? Desenhar os processos de Facilities e priorizar as informações necessárias para um bom gerenciamento e separar por grupos, por exemplo: 1) Decisão gerencial (gestão da área): exemplos: número de funcionários da área, m 2 administrados etc. 2) Gestão ambiental (sustentabilida- de): exemplos: dados para cálculo da emissão de gases efeito estufa (GHG): consumo de energia, reciclagem. 3) Monitoramento da gestão (perfor- mance da área): exemplos: número da ordem de serviços atendidas, ín- dice de reclamações etc. 4) Cumprimento de Legislação Vi- gente: Garantir renovação do Auto Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), Licenças... 5) Eficiência: Controlar Custos Gestão energia/orçamento, produtividade, pesquisa satisfação... Com base nos indicadores, ao rea- lizar a comparação do desempenho periodicamente, deve-se identificar os pontos críticos, executar plano de ação para corrigir as dificuldades existentes, e estabelecer metas de manutenção para os itens que já possuam bom de- sempenho. Não se esqueça de dar feedback constante aos habitantes do edifício! Quando você entende seus indicadores, tudo fica mais fácil! Divulgação

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